Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

SOBRE O DIA DOS PROFESSORES

TRABALHO REALIZADO A PARTIR DO FILME: ESCRITORES DA LIBERDADE (Freedom Writers, EUA, 2007)
http://www.interfilmes.com/filme_16856_escritores.da.liberdade.html

Ao assistir o filme, percebi a importância que uma professora específica teve na vida de um aluno, e me lembrei também de professores e professoras, que em minha vida se sobressaíram (que conseguiam transformar aulas maçantes em verdadeiros aprendizados e que passamos a gostar da disciplina em questão) devido à dedicação, maneira de agir em sala de aula e que acreditavam no potencial de seus alunos.
Fiquei me perguntando, se passam tantos educadores em nossas vidas, por que sempre alguns poucos, nos causam tão boa impressão?
Esses professores sempre deixam boas lembranças e nos inspiram, pois deixam bem claro que tinham orgulho do ofício, despertando nos alunos perspectivas críticas, respeitando as diferenças de cada um, ensinando a pensar, ensinando a aprender, motivando ao mesmo tempo, que desenvolviam valores e orientando para a vida.
Ensinar bem é se dedicar de corpo e alma, compartilhando as experiências e os saberes adquiridos, utilizando estratégias necessárias, e ter a percepção que nem todo processo de ensino é o mesmo em qualquer situação, onde há casos e casos. Resumindo, tem o cuidado de conhecer os seus alunos e a realidade de cada um, para usar da forma mais apropriada em benefício do seu trabalho.
Esses ensinamentos precisam ser adquiridos por todos os indivíduos de todas as classes e grupos, para torná-los cidadãos igualmente portadores de conhecimentos técnicos, culturais e políticos.
Através dos bons professores que conseguiram transmitir a essência dos valores e princípios, adquiri a consciência de que ao se tornar um cidadão consciente e crítico, nos tornamos aptos a participar no processo de construção da sociedade de nosso país.




Nenhum comentário:

Postar um comentário