Pesquisar este blog

sábado, 1 de janeiro de 2011

A IMPRESSÃO DOS SONS

A IMPRESSÃO DOS SONS

Os sons como outros elementos fazem parte de um conjunto importante e muito presente em nossa vida e em nosso cotidiano. Não é palpável, mas pode transformar um momento em um sentimento único. É como um cheiro, que nos transporta para lugares que só nós conhecemos e visitamos quando a saudade bate.
Devido à correria e do estresse do dia-a-dia, não damos tanta importância aos sons, que estão bem ali e que muitas vezes nem percebemos.
Outro dia assisti a uma reportagem na televisão sobre os sons que os pássaros emitem, e que são abafados pelo caos das grandes cidades. Foi feita a comparação entre um dia “normal” e um dia de feriado, e como foi possível distinguir perfeitamente os cantos de diversos pássaros, sem o burburinho de trânsito e etc...
Um som que sempre me traz lembranças boas é a da cigarra, pois quando eu estava na 1ª ou 2ª série, eu me preparava para ir à minha escola em uma festa de fim de ano, e uma cigarra começou a cantar. Sabe aquelas festas que vinha o Papai Noel distribuir presentes, me lembro como se fosse hoje, estava um dia bem ensolarado. A distribuição dos presentes foi na quadra da escola, ganhei uma imensa boneca, e sempre relaciono o som que a cigarra emite com esse momento.
Como estamos falando de sons, nada mais envolvente que a música, afinal é difícil encontrar uma pessoa que não aprecia músicas, seja ela de qual ritmo e gênero.
A música nos traz muitas lembranças, que ficam em nosso inconsciente, e que são acionadas quando ouvimos determinada música.
Outro som que me traz recordações é uma música do Roberto Carlos: Outra Vez, de um comercial de esmalte. Não sei por que sentimos uma nostalgia e saudade, talvez seja um desejo de viver um tempo que não volta mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário