Pesquisar este blog

sábado, 1 de janeiro de 2011

A LISTA DE SCHINDLER

UM FILME INESQUECÍVEL


Uma pequena resenha do filme A lista de Schindler, feita a partir de uma atividade da disciplina Atividades Complementares: Cultura e Transformação, presente no 4º Semestre de Licenciatura em Química.




A Lista de Schindler foi um dos filmes sobre Holocausto que mais me marcou até o presente momento, pois todos o que assisti me impressionaram profundamente, esse foi especial e quem o assistir jamais será o mesmo.

O filme trata de um homem de negócios bastante inescrupuloso Oskar Schindler, que possuía certa amizade com os oficiais da SS, pois financiava produtos no mercado negro para os mesmos, ele enriqueceu à custa da guerra, adquiriu uma fábrica de panelas e aproveitando-se do fato de que podia contratar judeus pagando menos.
Inicialmente ele procurava apenas o seu lucro pessoal, mas pouco a pouco foi sensibilizando-se com o massacre e a forma como os judeus eram tratados, resolveu agir em favor deles.

Subornando os soldados nazistas, conseguia desviar para sua fábrica os judeus prisioneiros que seriam transferidos para os campos de concentração, (onde seriam exterminados) assim ele faz uma lista com mais de 1100 pessoas que conseguiu salvar.

O filme possui cenas muito fortes onde os judeus são assassinados em nome de uma ideologia onde o preconceito e a intolerância impera.
Ao fim do filme há um tributo muito bonito em Jerusalém a Schindler, com a participação dos judeus descendentes dos sobreviventes e de alguns próprios sobreviventes.
Eu recomendo.

“AQUELE QUE  SALVA UMA VIDA, SALVA UM MUNDO INTEIRO”




Aqui podemos encontrar a lista com os nomes das pessoas que foram salvas por Schindler:

Nenhum comentário:

Postar um comentário