Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

UM MOVIMENTO CULTURAL: O RENASCIMENTO


                                                  Movimentos Sociais e Culturais



Se fossemos citar todos os movimentos, tantos sociais ou culturais, que perderam seu caráter revolucionário, passaríamos horas falando sobre os mesmos. Mas eu escolhi falar um pouco do Renascimento, por se tratar de um movimento que trouxe uma nova visão da comunidade para a época.

O Renascimento foi um grande movimento de mudanças, principalmente no âmbito cultural. Começou na Europa Ocidental nos séc. XIV e XVI. O foco principal era o Humanismo, e sua base e apoio era a Filosofia, onde os valores de uma cultura clássica eram enaltecidos.

O Renascimento envolveu uma nova sociedade, e suas relações sociais cotidianas, passaram a ser vistas como algo importantíssimo, a partir disso um novo comportamento surgiu, refletindo no trabalho, na diversão, etc...
 Esse novo comportamento do homem, com uma outra visão foi recriado nas artes, apesar de não se restringir apenas aos artistas.

Como característica principal, podemos citar o Universalismo, pois considera que o homem pode desenvolver todas as áreas do conhecimento e aptidão. Um exemplo de um homem universal é Leonardo da Vinci, pois ele foi matemático, físico, pintor e escultor.

Se formos refletirmos, hoje em dia somos todos universais, pois somos pessoas polivalentes: realizamos várias atividades, temos um, dois ou até mais profissões, temos sede do saber, procuramos sempre nos aperfeiçoar.

O Renascimento como todos os outros movimentos perderam seu ineditismo, mas foram de grande valia, pois nos permitiram desbravar novos caminhos.







Material de apoio:
- Renascimento, Pág. 09. Disponível em:
http://www.portalsaofrancisco.com.br


2 comentários:

  1. Olá adorei seu material para apoio, consegui me incluir nele, pois, todos temos alternativas para o trabalho. abraço, Ruth

    ResponderExcluir
  2. Olá Ruth!
    Que bom que o post foi útil pra vc.Obrigada pela visita.
    Um abraço

    ResponderExcluir