Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de março de 2011

LIGAÇÕES SIMPLES, DUPLAS E TRIPLAS



Como já vimos anteriormente, ligações químicas são uniões de dois átomos ou mais, para formar uma molécula.
Essas ligações estão presentes em nosso cotidiano sob a forma de alguns compostos, e só ao estudarmos mais profundamente é que nos damos conta disso.
Os grupos funcionais Hidrocarbonetos são divididos entre as seguintes cadeias carbônicas:
Os Alcanos que são formados através de ligações simples (carbono e hidrogênio), e pode-se dizer que são um dos principais compostos, por exemplo, da parafina, da qual se utiliza na fabricação das velas. Os alcanos estão presentes ainda em grande parte de combustíveis como gás de cozinha, óleo diesel, querosene, além do petróleo e gás natural.
Já os Alcenos, são formados pelo intermédio de ligações duplas, não é muito comum na natureza, sendo necessário obtê-lo em laboratório. Os alcenos são compostos do etileno eteno que pode transformar-se em etano, deles é possível a fabricação do polietileno, principal componente dos plásticos em geral: sacos, garrafas plásticas. O etileno é usado também no amadurecimento forçado de frutas, como componentes de anestésicos, corantes, tecidos sintéticos.
Os Alcinos são obtidos através das ligações triplas, e um dos principais representantes é o Acetileno, muito utilizado como combustível para iluminação, gás combustível utilizados em maçaricos de soldas, utilizado ainda como matéria-prima para a indústria química. O acetileno é muito consumido na indústria como o álcool etílico, na composição do PVC do qual se fabricam tubos e conexões, utilizamos o PVC também como filmes na embalagem de alimentos e o PVA que é um polímero sintético da qual se fabrica as colas.
Agora já podemos compreender porque as ligações químicas representam o suporte necessário à nossa vida. São essenciais sem dúvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário