Pesquisar este blog

Carregando...

segunda-feira, 18 de abril de 2011

HIDROCARBONETOS



Hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados exclusivamente por carbono e hidrogênio, e constituem uma classe numerosa e importantíssima, pois formam o esqueleto (podemos assim chamar) dos demais compostos orgânicos. E são divididos em várias subclasses:
  • Alcanos;
  • Alcenos;
  • Alcinos;
  • Ciclanos;
E os Hidrocarbonetos Aromáticos, que vamos discutir nessa atividade.
Estes compostos têm como característica apresentar como cadeia principal o anel benzênico. São hidrocarbonetos de cadeias fechadas, com um ciclo dentro.

A aromaticidade é uma propriedade química que pode ser definida como dificuldade das ligações duplas de um composto reagir em reações de alcenos.
A fórmula geral dos hidrocarbonetos é representada da seguinte forma: CnH2n-6.

O principal hidrocarboneto aromático é o benzeno, pois é a base para esta classe (todo hidrocarboneto aromático possui um anel benzênico).

É encontrado em óleos de baleia (que antes era utilizado para a iluminação pública), o Benzeno foi isolado pela compressão do gás de iluminação, obtido pela pirólise do óleo de baleia. É encontrado também em casacas de árvores e carvão mineral.

      Para abordar o tema dos Hidrocarbonetos Aromáticos em sala de aula, podemos utilizar os vários compostos derivados do benzeno como Tolueno, antraceno, anilina, adrenalina e etc... A Adrenalina é um hormônio produzido pelo nosso organismo e é um neurotransmissor.
Por existirem em grande quantidade na natureza e são utilizados em grande escala na indústria de solventes e até como explosivos, muitos estão quase que em contato direto no nosso cotidiano, podemos utilizando essa deixa, podemos explicar que esses hidrocarbonetos oferecem riscos à nossa saúde, e muitos são utilizados até como drogas. 



Petróleo: principal fonte de Hidrocarbonetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário