Pesquisar este blog

Carregando...

segunda-feira, 23 de maio de 2011

CHUVA ÁCIDA

<
      


  A CHUVA ÁCIDA É UMA CONSEQUÊNCIA DA FREQUENTE POLUIÇÃO DO AR E ACARRETA PREJUÍZOS PARA OS SERES HUMANOS E PARA O MEIO AMBIENTE EM GERAL. DE ACORDO COM O CONCEITO DE pH (POTENCIAL HIDROGENIÔNICO) DIZ QUE A ÁGUA PURA TEM PH 7,0. VALORES ACIMA DE 7,0 INDICAM SOLUÇÕES BÁSICAS; E ABAIXO DE 7,0 INDICAM SOLUÇÕES ÁCIDAS. NÃO EXISTE CHUVA TOTALMENTE “PURA”, POIS ELA SEMPRE ARRASTA CONSIGO COMPONENTES DA ATMOSFERA. 

O PRÓPRIO CO² QUE EXITE NORMALMENTE NA ATMOSFERA, COMO RESULTADO DA RESPIRAÇÃO DOS SERES VIVOS E DA QUEIMA DE MATERIAIS ORGÂNICOS, AO SE DISSOLVER NA ÁGUA DA CHUVA JÁ A TORNA ÁCIDA, DEVIDO À REAÇÃO :
CO² + H²O   _________        H²CO³ O ÁCIDO CARBÔNICO  FORMADO É, PORÉM, MUITO FRACO, E A CHUVA “CONTAMINADA” TEM PH POR VOLTA DE 5,6.

A SITUAÇÃO SE COMPLICA EM FUNÇÃO DOS ÓXIDOS DE ENXOFRE: SO² E SO³, E DOS ÓXIDOS DE NITROGÊNIO: NO E NO² EXISTENTES NA ATMOSFERA.

O SO² EXISTENTE NA ATMOSFERA, PODE SER DE ORIGEM NATURAL OU ARTIFICIAL. O SO²  NATURAL É PROVENIENTE DAS ERUPÇÕES VULCÂNICAS E DA DECOMPOSIÇÃO DE VEGETAIS E ANIMAIS, NO SOLO, NOS PÂNTANOS E NOS OCEANOS.

 O  SO²  ARTIFICIAL É PROVENIENTE PRINCIPALMENTE DA QUEIMA DE CARVÃO MINERAL (EM CALDEIRAS INDUSTRIAIS, EM USINAS TERMOELÉTRICAS, ETC.) E DA QUEIMA DOS DERIVADOS DO PETRÓLEO (EM MOTORES DE AUTOMÓVEL, DE CAMINHÃO, DE AVIÃO E ETC.). NA ATMOSFERA OCORREM, POR EXEMPLO, AS REAÇÕES:

2SO²  + O² _________ 2SO³ SO³ + H²O ________ H²SO4 FORMANDO O H²SO4 QUE É UM ÁCIDO FORTE E CONSTITUI O MAIOR “VILÃO” DA CHUVA ÁCIDA. FATOS SEMELHANTES OCORREM, NA ATMOSFERA, COM OS ÓXIDOS DO NITROGÊNIO – ESPECIALMENTE NO E NO². O AR É FORMADO PRINCIPALMENTE POR N² E O²; DURANTE AS TEMPESTADES, OS RAIOS PROVOCAM A REAÇÃO N² + O² ___ 2NO. ALÉM DISSO, A DECOMPOSIÇÃO DE VEGETAIS E ANIMAIS, POR BACTÉRIAS DO SOLO, TAMBÉM PRODUZ ÓXIDOS DE NITROGÊNIO. 

ALÉM DESSES FENÔMENOS NATURAIS, AS COMBUSTÕES NOS MOTORES DE AUTOMÓVEL, DE CAMINHÃO, DE AVIÃO, ETC, CONSTITUEM FONTES ARTIFICIAIS DE GRANDES QUANTIDADES DE ÓXIDOS DE NITROGÊNIO. NA ATMOSFERA PODEM ENTÃO OCORRER REAÇÕES COMO:

2 NO + O² ________ 2 NO² 2 NO² + H²O ______ HNO² + HNO³ 2 HNO² + O² ______ 2 HNO³ FORMANDO O HNO³, 

QUE É CONSIDERADO O SEGUNDO “VILÃO” DA CHUVA ÁCIDA.  EM GRANDES CIDADES (DEVIDO ÀS INDÚSTRIAS E AO NÚMERO DE AUTOMÓVEIS) E EM REGIÕES MUITO INDUSTRIALIZADAS (COM REFINARIAS DE PETRÓLEO, INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, ETC.), O AR ACABA SE CARREGANDO DE H²SO4 E HNO³, E A CHUVA ÁCIDA TRAZ ESSES ÁCIDOS PARA O SOLO, DANDO ORIGEM AO FENÔMENO CHAMADO DE CHUVA ÁCIDA.

TECNICAMENTE, CHAMA-SE “CHUVA ÁCIDA”, A QUALQUER CHUVA COM PH<5,6; EM REGIÕES POPULOSAS E INDUSTRIAIS SÃO COMUNS CHUVAS COM PH = 4,5 (JÁ FORAM REGISTRADAS CHUVAS COM PH 2,0, O QUE CORRESPONDE ENTÃO A UM VERDADEIRO “SUCO DE LIMÃO” OU “VINAGRE CONCENTRADO”). OS EFEITOS DA CHUVA ÁCIDA SÃO MÚLTIPLOS E SEMPRE BASTANTE NOCIVOS. NOS LAGOS, A CHUVA ÁCIDA PROVOCA A MORTE DOS PEIXES. 

NAS FLORESTAS, A DESTRUIÇÃO DAS ÁRVORES. O PRÓPRIO SOLO SE ALTERA QUIMICAMENTE, ENVENENANDO AS PLANTAÇÕES E REDUZINDO AS COLHEITAS. AS ÁGUAS
SUBTERRÂNEAS SÃO CONTAMINADAS. HÁ CORROSÃO E DESGASTES DE PRÉDIOS E DOS MONUMENTOS. POR FIM, A PRÓPRIA SAÚDE DO HOMEM E DOS ANIMAIS É PREJUDICADA, COM O APARECIMENTO DE VÁRIAS ENFERMIDADES DO SISTEMA RESPIRATÓRIO, COMO TOSSE, BRONQUITE E ENFISEMA PULMONAR.






AS SOLUÇÕES PARA A CHUVA ÁCIDA SÃO CARAS E DE APLICAÇÃO COMPLICADA, POIS ENVOLVEM ASPECTOS TÉCNICOS, ECONÔMICOS, POLÍTICOS, SOCIAIS, ETC. 

DO PONTO DE VISTA TÉCNICO, RECOMENDAM-SE, COMO MEDIDAS PRINCIPAIS: - A PURIFICAÇÃO DO CARVÃO MINERAL, ANTES DE SEU USO;  - O EMPREGO DE CALDEIRAS COM SISTEMAS DE ABSORÇÃO DE SO²; - O USO DE PETRÓLEO DE MELHOR QUALIDADE E A PURIFICAÇÃO DE SEUS DERIVADOS, VISANDO À ELIMINAÇÃO DE COMPOSTOS NO ENXOFRE; - NAS CIDADES, O MAIOR USO DE TRANSPORTE COLETIVO (METRÔS, TRENS SUBURBANOS, ÔNIBUS, ETC.) 

E O DESENCORAJAMENTO DO USO DE CARROS PARTICULARES; - A CONSTRUÇÃO DE CARROS MENORES, COM MOTORES MAIS EFICIENTES E COM ESCAPAMENTOS PROVIDOS DE CATALISADORES QUE DESTRUAM” OS GASES NOCIVOS; E MUITAS OUTRAS MEDIDAS, APLICÁVEIS ÀS INDÚSTRIAS, ÀS RESIDÊNCIAS, AOS TRANSPORTES E A NOSSA VIDA DIÁRIA. 



Texto extraído do livro: FELTRE, Ricardo - Fundamentos da Química, 2ª edição revista e ampliada, Editora Moderna, São Paulo, 1997, pág.144 a 145.

Nenhum comentário:

Postar um comentário