Pesquisar este blog

Carregando...

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

14 DE NOVEMBRO: DIA MUNDIAL DO DIABETES





O DIABETES ESTÁ PRESENTE NA VIDA DE MUITAS PESSOAS, TANTO QUE, TALVEZ POR INOCÊNCIA OU POR DESCONHECIMENTO, MUITOS ACHAM QUE ELE NEM É UMA DOENÇA.
MAS É!
E É UMA DOENÇA QUE CAUSA MUITOS MALES AO CORPO DE QUEM A TEM. ELE CAUSA TANTOS PROBLEMAS NA SAÚDE, NO CORPO E NA VIDA DAS PESSOAS, QU EXISTE ATÉ UMA DATA ESPAECIAL PARA SE LEMBRAR D AIMPORTÂMCIA DE SE COMBATER E TRATAR ADEQUADAMENTE ESA DOENÇA.
O DIABETES É UM VELHO CONHECIDODE TODOS, PORÉM, INFELIZMENTE, NEM TODOS QUE O TEM, ENCARAM-NO COM A SERIEDADE E COM A DISCIPLINA NECESSÁRIA PARA MANTÊ-LO TRATADO ADEQUADAMENTE.

O DIA MUNDIAL DO DIABETES É O DIA 14 DE NOVEMBRO PORÉM AS AÇÕES INDIVIDUAIS E COLETIVAS PARA EVITÁ-LO E TRATÁ-LO DEVEM SER OBSERVADAS, LEMBRADAS E EXECUTADAS DIARIAMENTE.
O DIABETES É UMA DOENÇA CRÔNICA, CUJO CUIDADO E TRATAMENTO DEVEM SER FEITOS POR TODA A VIDA.
 ELE FUNCIONA COMO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DE MUITAS OUTRAS DOENÇAS, COMO TROMBOSE E DIMINUIÇÕES DE CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA, QUE ACABAM GERANDO PROBLEMAS MUITO MAIS SÉRIOS, COMO INFARTO DO CORAÇÃO, ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO (DERRAME), FALÊNCIA RENAL, CEGUEIRA, GANGRENA - COM NECESSIDADE DE AMPUTAÇÕES, NEUROPATIAS COM DORES DE DIFÍCIL CONTROLE, ALÉM DA QUEDA DA QUALIDADE DE VIDA, MUITAS VEZES COM LIMITAÇÕES DAS ATIVIDADES DO COTIDIANO, E ATÉ COM DEPENDÊNCIA DE CUIDADOS DE TERCEIROS.
INFELIZMENTE, MUITOS SÓ SE EMPENHAM EM CONTROLAR O DIABETES, APÓS EXPLODIREM AS  CONSEQUÊNCIAS MAIS DRÁSTICAS GERADAS POR ELE.
MAS AÍ, JÁ NÃO TEM MAIS VLTA.
QUEIXAR-SE DAS DESGRAÇAS VINDAS DO DIABETES APÓS O CORPO SOFRER AS LESÕES DELE DECORRENTES, É CHORAR O LEITE DERRAMADO. TEM-SE QUE TRATAR O DIABETES LOGO QUE DIAGNOSTICADO, MESMO QUE NÃO TRAGA SINTOMAS MAIS PERCEPTÍVEIS.
 É BOM LEMBRAR QUE O CORPO HUMANO TEM GRANDE RESERVA DE SUAS FUNÇÕES PARA QUE O DESGASTE DO TEMPO NÃO GERE PROBLEMAS DEBILITANTES COM O AVANÇO DA IDADE. QUANDO SE TEM UMA DOENÇA CRÔNICA SEM CONTROLE OU TRATAMENTO ADEQUADO, AS RESERVAS FUNCIONAIS DO CORPO VÃO SE DESGASTANDO E DEFICIÊNCIAS VÃO SURGINDO.
DOENÇAS SE CONSOLIDAM, SOFRIMENTO E LIMITAÇÕES SE ESTABELECEM E VÃO AUMENTANDO POUCO A POUCO, CADA VEZ MAIS, QUANTO MAIS TEMPO FICA-SE SEM TRATAMENTO E CONTROLES ADEQUADOS DO DIABETES.
AS ORIENTAÕES MÉDICAS SÃO SIMPLES, MAS A EXECUÇÃO DELAS NÃO. É PRECISO MUITA DISCIPLINA, MUITO ESFORÇO, MUITA DETERMINAÇÃO PARA SE CUMPRIR TUDO QUE É NECESSÁRIO PARA O TRATAMENTO E CONTROLE ADEQUADOS DO DIABETES. MAS, O QUE É FÁCIL NESTA VIDA? TODA GRANDE CONQUISTA, GRANDE REALIZAÇÃO, EM UMA VIDA VEM DE MUITO ESFORÇO E TRABALHO. A CONQUISTA DE UMA BOA SAÚDE TAMBÉM. NÃO HÁ OUTRO CAMINHO.  
É PRECISO TER ACOMPANHAMENTO MÉDICO PROVISÓRIO, USAR CORRETAMENTE AS MEDICAÇÕES NECESSÁRIAS, REALIZAR DIETA SEM AÇÚCAR, COM PUCO CARBOIDRATOS, POUCAS GORDURAS, SEM EXCESSOS, FRACIONANDO A DIETA, COMENDO DE 3 3M 3 HORAS. REALIZAR EXERCÍCIO FÍSICO FREQUENTEMENTE, E NÃO TER VÍCIOS.


Dr. Ségio Nobuo Konno
Graduação e residência médica em otorrinolaringologia pela faculdade de Medicina de São Paulo. Instrutor de primeiros socorros e suporte básico de vida.


Fonte:
A Tribuna Sudoeste- Edição 2239 - Ano 43 - Capão Bonito, 04 de Novembro de 2011, pág. 04



Créditos da imagem:




Nenhum comentário:

Postar um comentário