Pesquisar este blog

sábado, 1 de janeiro de 2011

CENTRO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE CAPÃO BONITO

PASSANDO PARA DIVULGAR O SITE DO CASCB (CENTRO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE CAPÃO BONITO).
FAÇAM UMA VISITINHA!
O CENTRO NECESSITA DE AJUDA, VOLUNTÁRIA, FINANCEIRA OU ALIMENTÍCIA PARA DAR PROSSEGUIMENTO EM SUAS ATIVIDADES.
ATUA COMO UM CENTRO PROFISSIONALIZANTE PARA ADULTOS, CRECHE, REFORÇO ESCOLAR E INICIAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS.
EM DEZEMBRO DE 2001, O CENTRO FOI CITADO EM UMA REPORTAGEM DA REVISTA VEJA, COMO UMA ENTIDADE DE REFERÊNCIA.



http://www.cascb.com.br/
http://www.veja.abril.com.br/especiais/filantropia/index/html




Fonte:
GONÇALVES, SÉRGIO - CENTRO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE CAPÃO BONITO, 35 ANOS SEMEANDO A SEMENTE DO BEM, .Gráfica Regional.Itapetininga.2010.pág.187-189.

A IMPRESSÃO DOS SONS

A IMPRESSÃO DOS SONS

Os sons como outros elementos fazem parte de um conjunto importante e muito presente em nossa vida e em nosso cotidiano. Não é palpável, mas pode transformar um momento em um sentimento único. É como um cheiro, que nos transporta para lugares que só nós conhecemos e visitamos quando a saudade bate.
Devido à correria e do estresse do dia-a-dia, não damos tanta importância aos sons, que estão bem ali e que muitas vezes nem percebemos.
Outro dia assisti a uma reportagem na televisão sobre os sons que os pássaros emitem, e que são abafados pelo caos das grandes cidades. Foi feita a comparação entre um dia “normal” e um dia de feriado, e como foi possível distinguir perfeitamente os cantos de diversos pássaros, sem o burburinho de trânsito e etc...
Um som que sempre me traz lembranças boas é a da cigarra, pois quando eu estava na 1ª ou 2ª série, eu me preparava para ir à minha escola em uma festa de fim de ano, e uma cigarra começou a cantar. Sabe aquelas festas que vinha o Papai Noel distribuir presentes, me lembro como se fosse hoje, estava um dia bem ensolarado. A distribuição dos presentes foi na quadra da escola, ganhei uma imensa boneca, e sempre relaciono o som que a cigarra emite com esse momento.
Como estamos falando de sons, nada mais envolvente que a música, afinal é difícil encontrar uma pessoa que não aprecia músicas, seja ela de qual ritmo e gênero.
A música nos traz muitas lembranças, que ficam em nosso inconsciente, e que são acionadas quando ouvimos determinada música.
Outro som que me traz recordações é uma música do Roberto Carlos: Outra Vez, de um comercial de esmalte. Não sei por que sentimos uma nostalgia e saudade, talvez seja um desejo de viver um tempo que não volta mais!

A LISTA DE SCHINDLER

UM FILME INESQUECÍVEL


Uma pequena resenha do filme A lista de Schindler, feita a partir de uma atividade da disciplina Atividades Complementares: Cultura e Transformação, presente no 4º Semestre de Licenciatura em Química.




A Lista de Schindler foi um dos filmes sobre Holocausto que mais me marcou até o presente momento, pois todos o que assisti me impressionaram profundamente, esse foi especial e quem o assistir jamais será o mesmo.

O filme trata de um homem de negócios bastante inescrupuloso Oskar Schindler, que possuía certa amizade com os oficiais da SS, pois financiava produtos no mercado negro para os mesmos, ele enriqueceu à custa da guerra, adquiriu uma fábrica de panelas e aproveitando-se do fato de que podia contratar judeus pagando menos.
Inicialmente ele procurava apenas o seu lucro pessoal, mas pouco a pouco foi sensibilizando-se com o massacre e a forma como os judeus eram tratados, resolveu agir em favor deles.

Subornando os soldados nazistas, conseguia desviar para sua fábrica os judeus prisioneiros que seriam transferidos para os campos de concentração, (onde seriam exterminados) assim ele faz uma lista com mais de 1100 pessoas que conseguiu salvar.

O filme possui cenas muito fortes onde os judeus são assassinados em nome de uma ideologia onde o preconceito e a intolerância impera.
Ao fim do filme há um tributo muito bonito em Jerusalém a Schindler, com a participação dos judeus descendentes dos sobreviventes e de alguns próprios sobreviventes.
Eu recomendo.

“AQUELE QUE  SALVA UMA VIDA, SALVA UM MUNDO INTEIRO”




Aqui podemos encontrar a lista com os nomes das pessoas que foram salvas por Schindler: