Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

UM MOVIMENTO CULTURAL: O RENASCIMENTO


                                                  Movimentos Sociais e Culturais



Se fossemos citar todos os movimentos, tantos sociais ou culturais, que perderam seu caráter revolucionário, passaríamos horas falando sobre os mesmos. Mas eu escolhi falar um pouco do Renascimento, por se tratar de um movimento que trouxe uma nova visão da comunidade para a época.

O Renascimento foi um grande movimento de mudanças, principalmente no âmbito cultural. Começou na Europa Ocidental nos séc. XIV e XVI. O foco principal era o Humanismo, e sua base e apoio era a Filosofia, onde os valores de uma cultura clássica eram enaltecidos.

O Renascimento envolveu uma nova sociedade, e suas relações sociais cotidianas, passaram a ser vistas como algo importantíssimo, a partir disso um novo comportamento surgiu, refletindo no trabalho, na diversão, etc...
 Esse novo comportamento do homem, com uma outra visão foi recriado nas artes, apesar de não se restringir apenas aos artistas.

Como característica principal, podemos citar o Universalismo, pois considera que o homem pode desenvolver todas as áreas do conhecimento e aptidão. Um exemplo de um homem universal é Leonardo da Vinci, pois ele foi matemático, físico, pintor e escultor.

Se formos refletirmos, hoje em dia somos todos universais, pois somos pessoas polivalentes: realizamos várias atividades, temos um, dois ou até mais profissões, temos sede do saber, procuramos sempre nos aperfeiçoar.

O Renascimento como todos os outros movimentos perderam seu ineditismo, mas foram de grande valia, pois nos permitiram desbravar novos caminhos.







Material de apoio:
- Renascimento, Pág. 09. Disponível em:
http://www.portalsaofrancisco.com.br


INTERNET: UM MEIO DE COMUNICAÇÃO






MEIOS DE COMUNICAÇÃO: A INTERNET


Devido ao assombroso crescimento das novas tecnologias nos últimos anos, aumentou também o número de informações que ficam disponibilizadas na rede mundial. Devido a isso, um aluno que tem acesso à Internet, sem orientação específica, não saberá filtrar as informações necessárias e não saberá utilizar uma poderosa ferramenta para o auxílio de sua aprendizagem. Um dos aspectos positivos da Internet é aumentar o acesso à tecnologia, resolve, por exemplo, o problema dos livros ultrapassados e pode melhorar a qualidade do ensino. É um ótimo recurso como forma de sanar a falta de informação. A Internet é essencial na vida moderna, onde o mercado de trabalho exige sempre renovações e atualizações por parte das pessoas.

Acredito que existem escolas que não se adaptaram e que faltam recursos adequados aos alunos, principalmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Faltam investimentos e apoio para as escolas se adequarem a essa necessidade de implantar um projeto de ensino que inclua o uso de mídias.

O uso indiscriminado da Internet, pode sem dúvida atrapalhar na aprendizagem dos alunos, principalmente se os estudantes se tornarem uma máquina de pesquisas, isso fugiria do propósito da utilização da internet como ferramenta de estudo, isto é, torná-los capazes de pensamento crítico.

O professor é um auxiliador e orientador nesse processo que, ao ser motivador, estimulador e inovador facilita a utilização desse instrumento em sala de aula.