Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

AQUECIMENTO GLOBAL







Uma grande preocupação mundial e muito discutida é o aquecimento global, mas o que seria esse aquecimento global? É um fenômeno climático de aumento da temperatura em todo o planeta, e isso vem acontecendo gradualmente.
Mas qual seria a causa desse aquecimento? Muitos cientistas acreditam que está ocorrendo devido ao aumento de emissão de gases poluentes, muitos provocados pelo homem.

A Terra recebe radiação emitida pelo sol e devolve parte dela para o espaço, estes poluentes estão retendo essa radiação, estas retenções causa o aumento da temperatura no globo terrestre.

Outra possível causa é a emissão de sulfatos que sobem até a estratosfera causando a redução da camada de ozônio.
O aquecimento global causa diversos danos ao homem e ao meio ambiente, que já são sentidas por nós em todo o mundo, como as diversas catástrofes de que temos notícias:
  • Ondas de calor em regiões de clima ameno. Na Europa observam-se intensas ondas de calor;
  • Aumento de furacões, ciclones e tufões, pois as altas temperaturas provocam uma maior evaporação das águas dos oceanos, o que reforça estas catástrofes climáticas;
  • Surgimento de desertos, pois há o desequilíbrio dos ecossistemas, com a extinção de animais e vegetais.
Pois bem, como somos os principais responsáveis pelo aquecimento, nada mais justo que tentarmos amenizarmos essa situação em que nos encontramos, pois o planeta tem pressa.

Na reportagem da revista Veja sobre Aquecimento Global, foram propostas formas de conter o avanço do mesmo, será que poderemos considerar viáveis esses paliativos? Vamos dar uma olhada nos links e ver se isso é possível mesmo ou está longe de nossa realidade, vale a pena conferir!