Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

ARTIGOS CIENTÍFICOS



ARTIGOS CIENTÍFICOS


O que é necessário analisar em um artigo para saber se ele será útil para a pesquisa de um tema específico?

Antes de realizarmos uma pesquisa sobre artigos científicos devemos ter uma ação planejada, procurar os instrumentos necessários para poder concretizar a pesquisa científica, de forma correta.
O melhor meio para procuramos por artigos científicos, são os sítios e ferramentas de busca, além de periódicos disponibilizados da disciplina em questão. Devemos tomar cuidados ainda ao escolhermos as palavras-chaves, para não dificultarmos o levantamento de dados.
Alguns sítios:  Scholar Google, Scopus, Engineering Village.
É necessário analisar em um artigo científico se o mesmo possui embasamento, e se podemos verificar a veracidade através de fatos concretos e ainda constitui-se de argumentos teóricos apoiados em experimentações. As informações precisam ser necessárias e precisas.
Os pontos que considero importantes no texto disponibilizado pelo link, á utilização da música como recurso para que haja uma conversa sobre os conhecimentos científicos e o senso comum, e que o conhecimento químico pode ser construído de outras formas e ser relacionado com situações de nosso dia-a-dia. O significado dos conceitos é abordado nas letras de música, para que não seja um conhecimento apenas momentâneo, mas duradouro.
Propõe-se que a educação científica torne-se assim uma realidade palpável para quem a está recebendo e torná-la um item importantíssimo como parte de uma cultura geral. Aplicando-se a Química, tem o intuito de desmistificá-la, não sendo mais um bicho-de sete-cabeças.
Acredito que  alguns itens que se deve conter em um artigo são: reconhecimento do problema ou uma pergunta que precisa ser respondida, uma resposta ou hipótese para o mesmo, a realização de testes e conclusões que podem ser provisórias e que poderão ser refutadas.
Para poder escrever um artigo é necessário pesquisar e muito, e acredito que não seja algo impossível, cada item é importante para poder seguir uma seqüência, pois do ponto principal decorrem os demais.