Pesquisar este blog

domingo, 13 de fevereiro de 2011

FANDANGO DE TAMANCO








A Cultura é muito abrangente e pode ser definida de várias formas, uma forma bem simples de identificar é o comportamento social de um grupo, aliado a conhecimentos adquiridos e repassados de gerações em gerações.
Hoje vou falar um pouco de uma cultura do interior de São Paulo, mais precisamente Ribeirão Grande, que vem se renovando através do esforço da comunidade local.


O município ganhou projeção devido ao Fandango de Tamanco, onde já se apresentou até no XIII Festival de Cultura Paulista Tradicional de 2009, o Revelando São Paulo.
O Fandango de Tamanco é mais uma manifestação da cultura proveniente da Europa durante a Idade Média, surgida na Península Ibérica (Espanha e Portugal) e trazida durante a colonização do interior do Brasil.
É uma dança palmeada e sapateada por tamancos de madeira, feitos artesanalmente com a madeira da laranjeira, também fabricado com madeira do ipê.
O Fandango é dançado em ambiente fechado ou aberto, havendo a necessidade de um chão de madeira, para que haja a ressonância do batido do tamanco na madeira. O ritmo é acompanhado por violas, uma rabeca, adufe (pandeiro), às vezes por caixa de bumbo.

A modalidade do fandango em questão somente é dançada por homens, que fazem a marcação do ritmo, além do canto, geralmente improvisado.




A origem do fandango de tamancos é das ilhas de Açores, e foi introduzido no Brasil através de colônias açorianas nos litorais do Paraná e São Paulo, depois realizados no Sudoeste Paulista com a emigração interna.
Muito embora o mundo evolua quase que instantaneamente, a cultura de um povo permanece, só é necessário que estas manifestações sejam mantidas constantemente atualizadas para identificar um povo.





Fonte:

Fundação Municipal de Cultura de Paranaguá

Enciclopédia Sorocabana

A Tribuna Sudoeste – Edição 2201 – Ano 42- Capão Bonito, 11 de Fevereiro de 2011- pág. 05


créditos das imagens:





VALENTINE'S DAY



A história do Valentine Day ou Dia dos Namorados, comemorado anualmente em 14 de Fevereiro, é um mistério, e como toda lenda há várias versões. A mais conhecida e aceita é a do sacerdote Valentine, que viveu em Roma no séc. III.
Roma era uma nação de imperadores, e na época o Imperador atuante era Claudius II. Sabe-se que ocorriam diversas guerras e batalhas, sendo assim, o imperador Claudius decretou e proibiu que os homens solteiros se casassem. Segundo ele, os homens jovens eram os mais preparados para enfrentarem batalhas do que os homens casados e com filhos.
Valentine, por sua vez, discordava dessa ordem, desafiou o imperador e continuou a realizar casamentos em segredo.
Como todo tirano que se preze, Claudius, ao descobrir o que o sacerdote fazia, condenou-o à morte.
Ao longo dos séculos, várias histórias de enamorados encantam e ficam na memória de todos, românticos ou não.






Um dramaturgo conhecido por escrever histórias românticas e amores impossíveis é William Shakespeare. Aqui um pequeno poema do inglês:


Duvida da luz dos astros,
De que o sol tenha calor,
Duvida até da verdade,
Mas confia em meu amor.






UMA CANÇÃO PARA EMBALAR OS ENAMORADOS:










Fonte de Pesquisa:



créditos das imagens:
Imagem de são Valentim


Imagem de namorados