Pesquisar este blog

domingo, 24 de abril de 2011

SINCRONICIDADE

                                                       obra de Vladimir Kush


Resolvi fazer uma pequena pesquisa sobre Sincronicidade, pois fiquei impressionada com alguns acontecimentos que ocorreram e que me deixaram
“encasquetada”.
Em virtude disso fui buscar informações para saber o nome desse fenômeno fascinante e intrigante, muito intrigante.

Criado por Carl Gustav Jung (psiquiatra e psicanalista suíço) o termo Sincronicidade, significa um princípio de casualidade que liga o mundo psíquico e o mundo material, um insight.

Seria uma coincidência significativa de acontecimentos, que podem ter algum significado para a pessoa, algo ligado à simultaneidade.


                                            imagem:  http://sitedepoesias.com/poesias/49116
                                    
Para ilustrar, um exemplo que podem ser definido como Sincronicidade, e acredito que várias pessoas já tiveram a experiência:
Por exemplo, quando pensamos ou sonhamos com uma pessoa ou amigo que não vemos há algum tempo e no dia seguinte, recebemos um telefonema ou notícia do mesmo?

"A Sincronicidade não é mais enigmática nem mais misteriosa do que as descontinuidades da Física. É apenas nossa convicção arraigada do poder absoluto da casualidade que cria as dificuldades ao nosso entendimento e nos faz parecer que não existem nem podem existir acontecimentos acausais".
(Carl G Jung)


Na verdade desconheço se existem evidências que comprovem a Sincronicidade, na dúvida, só nos resta manter a atenção redobrada sobre os acontecimentos que cercam nossas vidas, para nosso próprio desenvolvimento pessoal.


Uma ótima semana a todos!


BIBLIOGRAFIA

SANTOS, A. - SINCRONICIDADE, PROVOCANDO AS COINCIDÊNCIAS – Somos Todos Um, disponível em


CARL JUNG – Sua Pesquisa, disponível em