Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de maio de 2011

SENSO COMUM E CONHECIMENTO CIENTÍFICO


SENSO COMUM E CONHECIMENTO CIENTÍFICO: DESAFIOS

 Acredito que é um grande desafio das Ciências, o de introduzir o saber científico na educação pública.
Mas é possível sim utilizá-lo em sala de aula, utilizando o senso comum como ponte, pois creio que é mais próximo da realidade dos estudantes.

O Senso Comum, também conhecido por conhecimento popular é adquirido da sociedade em que vivemos e da tradição onde as situações são resolvidas pelo intermédio do raciocínio rápido.

Por outro lado o Conhecimento Científico é amparado pela racionalidade e objetividade. Depende de uma investigação minuciosa, busca respostas para os fenômenos, pois o ser humano é reflexivo.

Por ser baseado em métodos de pesquisa, acredita-se que o conhecimento científico pode esclarecer fatos ou acontecimentos descobertos pelo senso comum.

Tanto o conhecimento científico quanto o senso comum são olhares que se completam e estão relacionados com o modo de adquirir conhecimentos.

Nós como professores se soubermos aliar o senso comum e a pesquisa ao mesmo tempo deixando claro que o senso comum e o conhecimento científico estão interligados, que não há fronteiras entre eles, poderemos alcançar o objetivo de promover o crescimento de nossos alunos.