Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de junho de 2011

GALILEU GALILEI


A influência da igreja durante o Renascimento nas idéias filosóficas começou a ser questionada, e a partir desses questionamentos surgiu um novo olhar para o mundo, em decorrência desses fatos e com o nascimento da Ciência moderna que diversos pensadores e cientistas transmitiram essa nova abordagem científica.

O italiano Galileu Galilei foi um dos pensadores que muito contribuíram com o conhecimento científico que usufruímos atualmente, através de suas idéias inovadoras, como astrônomo, físico e matemático.

Galileu nasceu em Pisa na Itália em 15 de fevereiro
de 1564, naquela época a ciência era quase desconhecida, e vida na Europa era bem diferente da vida de hoje.

Para embasar suas idéias e descobertas usava a observação, experimentação e a investigação racional para confirmar e aperfeiçoar suas teorias, e se necessário revisá-las, e por fim, a elaboração dos princípios, assegurados por todas essas etapas que fundamentam um conhecimento.

Suas convicções científicas e seus raciocínios experimentais foram confirmados posteriormente por outros pesquisadores, pois Galileu foi perseguido pela Igreja através da Inquisição. Seus discursos científicos se opunham ao desejo da não instrução e dogmas da época e suas descobertas tinham as evidências necessárias para assegurar o conhecimento através da valorização da matemática.

Entre suas inúmeras descobertas estão a Lei dos Corpos, O Princípio da Inércia, além de criar instrumentos que possibilitaram o avanço de novas descobertas que só beneficiaram a Humanidade, tais como a balança hidrostática que permite determinar o volume de sólidos.

                                                                       TELESCÓPIO

Podemos perceber que Galileu utilizava métodos empíricos em seus estudos e defendia a liberdade de pensamento como propulsor de novas formas do desenvolvimento utilizando as forças da natureza.
Atualmente utilizamos essas contribuições que beneficiaram o conhecimento para utilizarmos como uma forma de estimular o pensamento crítico de futuros cidadãos.


Referências

A vida de Galileu, disponível em:

<http://www.ufpel.tche.br/ifm/histfis/vida_g.htm>, acessado em 30/Mar./2011

GALILEU GALILEI, disponível em:
<http://www.museutec.org.br/previewmuseologico/galileu_galilei.htm>,acessado em 30/Mar./2011

Biografias , disponível em: