Pesquisar este blog

Carregando...

domingo, 4 de março de 2012

CONCEITO DE ÉTICA




PARA A MAIORIA DAS PESSOAS, ÉTICA E MORAL TEM O MESMO SIGNIFICADO, MAS PODEMOS CONSTATAR QUE SÃO CONCEITOS DIFERENTES, SÃO PALAVRAS QUE DIFEREM NA ORIGEM E SÓ SE APROXIMAM NO SIGNIFICADO.

O TERMO "MOS", DO LATIM, DÁ ORIGEM À PALAVRA MORAL, RELACIONADA AOS COSTUMES E HÁBITOS, ENQUANTO O TERMO "ETHOS", DO GREGO, DÁ ORIGEM À PALAVRA ÉTICA, RELACIONADA AO MODO DE SER OU A MANEIRA PELA QUAL ALGUÉM SE EXPRESSA.

A RAIZ DA ÉTICA É DE NATUREZA ANTROPOLÓGICA E TEM COMO POR OBJETIVO O HOMEM INSERIDO CONCRETAMENTE NA VIDA PRÁTICA.

A DISTINÇÃO ENTRE ÉTICA E MORAL É MAIS NÍTIDA DO QUE POSSA PARECER À PRIMEIRA VISTA, POIS ENQUANTO A MORAL LIMITA-SE AO ESTUDO DOS COSTUMES E DA VARIANTE DAS RELAÇÕES HUMANAS, A ÉTICA DEDICA-SE À REVELAÇÃO DE VALORES, QUE NORTEIAM O DEVE SER DOS HOMENS.


MORAL É O CONJUNTO DE REGRAS QUE SE IMPÕEM ÀS PESSOAS POR UM IMPULSO QUE MOVE O GRUPO, NUMA AÇÃO COLETIVA QUE TENDE A AGIR DE DETERMINADA MANEIRA. É A CONSOLIDAÇÃO DE PRÁTICAS E COSTUMES, OBSERVADAS NO GERAL PELO RECEIO DE UMA REPROVAÇÃO SOCIAL. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO, TODO SER HUMANO É MORAL AO CUMPRIR OU DEIXAR DE CUMPRIR AS REGRAS SOCIAIS, SEM QUESTIONAR.

ÉTICA ENVOLVE REFLEXÃO, POR ISSO NÃO SIGNIFICA UM CONJUNTO QUALQUER DE NORMAS, MAS SIM, UM CONJUNTO DE JUÍZOS, VALOR ATIVOS, ASSUMIDOS E MANIFESTADOS NA AÇÃO INDIVIDUAL.
A ÉTICA É UMA ORDEM DE COMPROMISSO COM AS RELAÇÕES DE JUSTIÇA PARA CONSIGO MESMO E AS DEMAIS PESSOAS EM SOCIEDADE. É VISTA COMO EXPRESSÃO DA LIBERDADE, DA LIBERDADE DE AGIR SEM PREJUDICAR A OUTREM.




"NINGUÉM PODE CONSTRUIR EM TEU LUGAR AS PONTES QUE PRECISARÁS PASSAR PARA ATRAVESSAR O RIO DA VIDA.
EXISTEM, POR CERTO, ATALHOS SEM NÚMEROS E PONTES, E SEMI-DEUSES QUE SE OFERECERÃO PARA LEVAR-TE ALÉM DO RIO, MAS ISSO TE CUSTARIA A PRÓPRIA PESSOA. TU TE HIPOTECARIAS E TE PERDERIAS.
EXISTE NO MUNDO UM ÚNICO CAMINHO POR ONDE SÓ TU PODES PASSAR.
ONDE LEVA? NÃO PERGUNTES, SEGUE-O"

(NIETZCHE)










CRÉDITO DA IMAGEM:
 







 


Nenhum comentário:

Postar um comentário