Pesquisar este blog

Carregando...

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

PERSONAGENS DA QUÍMICA: ANTOINE LAURENT LAVOISIER







ANTOINE LAURENT LAVOISIER NASCEU EM PARIS, EM 26 DE AGOSTO DE 1743, FILHO DE UMA FAMÍLIA RICA. LOGO CEDO FICOU ORFÃO DE MÃE E FOI EDUCADO PELO PAI E PELA TIA, QUE O ENCAMINHARAM AO COLÉGIO MAZZARINO PARA QUE ESTUDASSE DIREITO. A UNIVERSIDADE DESPERTOU SEU INTERESSE PELAS CIÊNCIAS E O DESVIOU DA ÁREA JURÍDICA.
AOS 22 ANOS, OBTEVE O PRIMEIRO PRÊMIO DE SUA CARREIRA: UMA MEDALHA DE OURO OFERECIDA PELA ACADEMIA DE CIÊNCAIS, POR SEU PROJETO PARA A ILUMINAÇÃO DAS RUAS DE PARIS, E COM APENAS 25 ANOS SE TORNOU MEMBRO DA ACADEMIA REAL DE CIÊNCIAS DE PARIS.
PARA CUSTEAR SUAS PESQUISAS, ACABOU FAZENDO UM INVESTIMENTO RENDOSO, MAS QUE VIRIA A LHE CUSTAR A VIDA: COMPROU AÇÕES DA FERME GÉNÉRALE, UMA SOCIEDADE QUE TINHA O DIREITO DE COBRAR OS IMPOSTOS. APENAS UMA COTA FIXA DESSAS AÇÕES ERA PARA O REI, O RESTO FICAVA PARA A COBRANÇA E O LUCRO DOS ACIONISTAS.
AOS 26 ANOS, LAVOISIER CONHECEU MARIE ANNE PIERRETE PAULZE (1758-1836), COM QUEM SE CASOU QUANDO ELA TINHA APENAS 13 ANOS. ELE SUPERVISIONOU PESSOALMENTE A EDUCAÇÃO DA MULHER EM LATIM E EM INGLÊS, PARA QUE ELA PUDESSE AUXILIÁ-LO NA TRADUÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS E FILOSÓFICOS.
EM 1789, ELE LANÇOU SEU TRATADO ELEMENTAR DE QUÍMICA, APRESENTANDO PELA PRIMEIRA VEZ A NOMENCLATURA MODERNA, LONGE DA OBSCURA LINGUAGEM CARACTERÍSTICA DA ALQUIMIA. NESSA OBRA LAVOISIER RELACIONOU 33 ELEMENTOS (NA VERDADE SUBSTÂNCIAS) CONHECIDOS. A LUZ E O CALOR FORAM CONSIDERADOS ELEMENTOS E ENTRARAM NA RELAÇÃO.
NESSE MESMO ANO TEVE INÍCIO A REVOLUÇÃO FRANCESA, QUE DERRUBOU A ORDEM POLÍTICA EXISTENTE (FEUDALISMO E MONARQUIA).
OS MEMBROS DA FERME GÉNÉRALE FORAM COLOCADOS ENTRE OS PRIMEIROS DA LISTA DE "INIMIGOS DO POVO", ACUSADOS DE PECULATO E PRESOS POR NÃO TEREM PRESTADO CONTAS DE SUAS ATIVIDADES.
OS CIENTISTAS DE TODA A EUROPA, TEMENDO PELA VIDA DE LAVOISIER, ENVIARAM UMA PETIÇÃO AOS JUÍZES PARA QUE O POUPASSEM EM RESPEITO A SEU VALOR CIENTÍFICO. COFFINHAL, PRESIDENTE DO TRIBUNAL, RCUSOU O PEDIDO COM UMA FRASE EQUÍVOCA QUE SE TORNOU FAMOSA:
" A FRANÇA NÃO PRECISA DE CIENTISTA."
ASIM, A ACUSAÇÃO PASSOU DE PECULATO PARA TRAIÇÃO E LAVOISIER FOI GUILHOTINADO EM 18 DE MAIO DE 1794. SUAS PROPRIEDADES FORAM CONFISCADAS E SUA ESPOSA FOI PRESA. MAIS TARDE MARIE ANNE FOI LIBERTADA, RECUPEROU AS PROPRIEDADES E PUBLICOU EM 1805 A OBRA MEMÓRIAS DE QUÍMICA, COM O NOME DO MARIDO, BASEADA EM ANOTAÇÕES DOS TRABALHOS QUE ELE REALIZOU.
AO MATEMÁTICO JOSEPH LOUIS LAGRANGE (1736-1813) ATRIBUI-SE UMA OUTRA FASE FAMOSA: "NÃO BASTARÁ UM SÉCULO PARA PRODUZIR UMA CABEÇA IGUAL À QUE SE FEZ CAIR NUM SEGUNDO."





TEXTO EXTRAÍDO DO LIVRO:
REIS, MARTHA - QUÍMICA - MEIO AMBIENTE, CIDADANIA E TECNOLOGIA VOL. 1, 2010, Pág. 110



CRÉDITOS DA IMAGEM:
http://www.uems.br/popciencia/lavoisier.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário