Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de agosto de 2012

COMPORTAMENTO ÉTICO EM UMA SOCIEDADE







Uma sociedade democrática baseia-se nos princípios de que um agrupamento humano possa organizar-se de uma forma igualitária, onde o poder seja distribuído de forma justa e que beneficie a todos.
“É o governo do povo, pelo povo e para o povo”. Abraham Lincoln (Presidente dos Estados Unidos, 1809-1865).
E para que uma sociedade seja democrática, a Ética deve estar presente, para orientar o comportamento humano e sua moral.
Um indivíduo desonesto, intolerante e que não tenha integridade, não pode fazer parte de uma sociedade democrática, pois coloca seus interesses pessoais acima do bem comum.


Como estamos em época de eleições, acredito que um comportamento ético adequado por parte dos candidatos e possíveis eleitos, deve ser como de um futuro profissional comprometido com os interesses da sociedade em que vive. Por isso devemos nos inteirar das funções de prefeito e vereadores para que sua cidade seja beneficiada.


Algumas funções atribuídas ao vereador de sua cidade:
- Fiscalizar as ações da prefeitura e legislar;
- Analisar, votar, aprovar ou rejeitar propostas de lei apesentadas pelos próprios parlamentares, pelo executivo (prefeitura) ou pela sociedade civil;
- O parlamentar, como parte de seu mandato, exerce suas funções também fora das salas do legislativo, seja visitando as comunidades ou participando de discussões sobre temas municipais em eventos fora da Câmara;
Do ponto de vista estrito da Constituição Federal, o vereador pode: Aprovar, emendar ou rejeitar o projeto de orçamento do Município, que é de iniciativa do Executivo.

E o que NÃO são atribuições do vereador:
-  Alterar a estrutura administrativa da Prefeitura;
-  Gerar despesa pública fora do orçamento;

- Legislar sobre assuntos de competência do Estado ou da União.




Ao prefeito como administrador do município que desenvolve certas funções no poder executivo cabe: 
- Sancionar e revogar leis, vetar projetos inconstitucionais ou que não sejam de interesse público; 
- Nomear ou demitir servidores;
Reivindicar convênios, benefícios, auxílios para o município que representa;
- Atender à comunidade (não somente em época de eleições), ouvindo suas reinvindicações e anseios;

- Acompanhar a execução dos programas e fiscalização da aplicação dos recursos;

- Viabilizar o bem estar social, aperfeiçoar o sistema de ensino, proporcionar condições dignas de trabalho e um sistema de saúde satisfatório, que atenda a comunidade nas suas necessidades e na prevenção de doenças; 
- Enfim governar a cidade em conjunto com os veradores e ser um representante do POVO na busca de melhorias para o município.




Então não esqueçam de pesar os prós e contras dos candidatos para o governo de sua cidade!




Educar o povo para uma prática cidadã contribui para a formação de todo indivíduo, isso pode nortear os caminhos do homem e seu semelhante nas crises sociais. Ser capaz de ter uma consciência ética nos permite enxergar as falhas e a total ausência dos valores, tão esquecidos atualmente, e buscar uma transformação radical para que pessoas não possam ser mais prejudicadas em função da imoralidade de outras.


Fontes de apoio:

 


Crédito da imagem: