Pesquisar este blog

Carregando...

sábado, 9 de fevereiro de 2013

EDUCAÇÃO SISTEMÁTICA





A educação que acontece fora do ambiente escolar (educação sistemática), chamamos de educação informal, e acontece em vários segmentos da vida do aluno. Essa educação informal está intimamente relacionada com a educação desenvolvida dentro da sala de aula convencional, pois o professor, a partir das experiências vivenciadas pelo aluno, pode estabelecer uma didática peculiar, podendo usar desse recurso para promover e estimular um aprendizado baseado na realidade de cada indivíduo.

O professor pode transformar uma sala de aula, em um ambiente de troca de experiências de pessoas, onde todos colaboram dentro de um contexto didático.

Ao utilizar desse recurso, o professor se beneficia dos conteúdos adquiridos no dia-a-dia pelo aluno, atualizando-se com uma nova linguagem e poderá incorporar a intimidade que o aluno possui com os diversos tipos de comunicações informais, ao aprendizado direcionado, específico para cada disciplina.

O desenvolvimento individual valoriza o processo de educação, e a bagagem que o aluno traz do cotidiano, deve sempre ser levada em consideração, como mais uma ferramenta de trabalho para o professor.

Nessa concepção, o papel do professor, é o de conduzir a assimilação dos conhecimentos adquiridos, proporcionando com isso o desenvolvimento das habilidades dos alunos.

Quando um indivíduo tem acesso à aquisição de conhecimentos voltados para a sua realidade, há a tendência de favorecer o desenvolvimento de pessoas comprometidas com cultura, problemas sociais, democratização e etc...

As capacidades que os alunos aprimoram, encaminham-se para um senso crítico, provenientes do processo de reflexão, onde se tornarão indivíduos formadores de opiniões e estarão preparados para serem inseridos nos vários setores de uma sociedade competitiva, aonde os desafios são muitos.

Devido a isso, o professor precisa estar em constante atualização e capacitado para acompanhar as mudanças que ocorrem e estão atreladas ao processo educativo, que sofre constantemente reformulações, e com novas tendências pedagógicas.

Buscar um equilíbrio entre as diferenças individuais, respeitando o ritmo de aprendizagem de cada aluno, e procurando integrar a cultura de cada um é um dos grandes desafios do professor de hoje.
¨







CRÉDITO DA IMAGEM:




Nenhum comentário:

Postar um comentário