Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

QUAL A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE QUÍMICA?















Antigamente o currículo escolar era baseado em uma cultura dominante, com o passar dos anos passou-se a questionar tal conduta e os conhecimentos transmitidos pela escola. Um currículo não é apenas um conjunto de conhecimentos e falando profissionalmente, contribui para formar identidades profissionais distintas.


Podemos perceber as identidades e a importância de cada profissional:
O pesquisador precisa dominar as técnicas, devido ao avanço tecnológico da Química no cenário atual, o professor organiza e dirige situações de aprendizagem de acordo com a motivação dos alunos e o químico industrial necessita da capacidade de desenvolver e supervisionar processos industriais.


Podemos concluir que o que se espera de um bacharel é diferente do que se pretende de um professor e do químico industrial, mas nada impede que um bacharel se tenha o desprendimento e a vocação para dar aulas não o possa fazer, o mesmo cabe ao professor e ao químico industrial.


Acredito apenas que precisam estar preparados e bem direcionados, e os currículos se bem formulados podem sim formar profissionais polivalentes e competentes.
Primeiramente um currículo deve focar a formação específica e ao mesmo tempo priorizar outros aspectos relevantes que auxiliam na formação de um bom profissional, profissional esse que deve ser um indivíduo inserido em uma sociedade que muitas vezes visa outros interesses.


 O indivíduo em toda a sua vida profissional também lida com pessoas, e ele precisa estar preparado para se deparar com situações que envolva várias perspectivas onde o exercício da cidadania também seja levado em consideração, além de dar continuidade aos seus próprios conhecimentos ao longo de sua vida.










CRÉDITO DA IMAGEM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário