Pesquisar este blog

Carregando...

terça-feira, 12 de março de 2013

BATALHA DE JENIPAPO: 190 ANOS EM 2013

UM CAPÍTULO POUCO CONHECIDO PELA MAIORIA DOS BRASILEIROS É A BATALHA DO JENIPAPO OCORRIDA EM 13 DE MARÇO DE 1823 ÀS MARGENS DO RIACHO JENIPAPO, NA CIDADE DE CAMPO MAIOR-PIAUÍ.





PARTICIPAÇÃO DECISIVA DO PIAUÍ NA LUTA PELA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, QUE LUTOU CONTRA AS TROPAS LUSITANAS, LIDERADAS POR JOÃO JOSÉ DA CUNHA FIDIÉ. 








APESAR DE D. PEDRO I TER PROCLAMADO A INDEPENDÊNCIA EM 1822, NEM TODOS OS ESTADOS ESTAVAM TOTALMENTE LIVRES DE PORTUGAL. COM O INTUITO DE INIBIR A CONSOLIDAÇÃO TOTAL DO TERRITÓRIO BRASILEIRO, DOM JOÃO VI ENVIOU O VETERANO DE GUERRA, O MAJOR FIDIÉ, JUNTAMENTE COM UMA TROPA EXPRESSIVA PARA TENTAR CONTER O MOVIMENTO DE SEPARAÇÃO DE PORTUGAL.





OS BRASILEIROS, NA MAIORIA VAQUEIROS E LAVRADORES ARMADOS COM MATERIAIS ISENTOS DE PODER BÉLICO (PAUS, PEDRAS, ARMAS BRANCAS E ESPINGARDAS VELHAS, MAS COM UM FORTE SENTIMENTO DE LIBERDADE) LUTARAM BRAVAMENTE E, APESAR DA DESVANTAGEM E DO MASSACRE CONSEGUIRAM AFASTAR FIDIÉ DO PIAUÍ. O MAJOR FIDIÉ E SUA TROPA FORAM DERROTADOS ANOS MAIS TARDE NO MARANHÃO EM 31 DE JULHO DE 1831.

























VÁRIOS ANÔNIMOS BRASILEIROS FORAM ENTERRADOS ONDE HOJE SE SITUA O MUSEU DA BATALHA DO JENIPAPO.
























Fonte de Pesquisa:




Nenhum comentário:

Postar um comentário