Pesquisar este blog

Carregando...

terça-feira, 19 de março de 2013

PERSONAGENS DA QUÍMICA: LINUS PAULING




HOJE IREMOS FALAR SOBRE LINUS PAULING, UM IMPORTANTE QUÍMICO, GANHADOR DE NADA MAIS, NADA MENOS QUE DOIS PRÊMIOS NOBEL. 


NASCIDO EM 28 DE FEVEREIRO DE 1901 EM OREGON, ESTADOS UNIDOS, LINUS PAULING ENTROU PARA A UNIVERSIDADE OREGON STATE COLLEGE EM 1917, AOS 16 ANOS. COMO NÃO TINHA DINHEIRO PARA CUSTEAR OS ESTUDOS, VIVIA DE PEQUENOS TRABALHOS, CORTANDO LENHA, LIMPANDO O CHÃO DO DORMITÓRIO FEMININO E AJUDANDO NA COZINHA. AO MESMO TEMPO PARTICIPAVA COM DESENVOLTURA DOS CURSOS MAIS PUXADOS: QUÍMICA, FÍSICA, MATEMÁTICA, METALURGIA E LITERATURA INGLESA.

EM 1920 ELE LEU UM ARTIGO DE GILBERT NEWTON LEWIS, QUE PROPUNHA UMA TEORIA PARA EXPLICAR POR QUE OS ÁTOMOS SE MANTINHAM JUNTOS FORMANDO SUBSTÂNCIAS SIMPLES E COMPOSTAS POR MILHARES DE ANOS, COMO NAS PIRÂMIDES DO EGITO, OU ATÉ POR MILHÕES DE ANOS, COMO NOS OSSOS DOS DINOSSAUROS. LEWIS CHAMOU ESSA PROPRIEDADE DOS ÁTOMOS DE CHEMICAL BOND, ISTO É, LIGAÇÃO QUÍMICA. PAULING FICOU FASCINADO COM O ASSUNTO E DECIDIU QUE IRIA INVESTIGAR A RESPEITO DAS LIGAÇÕES QUÍMICAS DOS ÁTOMOS PARA COMPREENDER O QUE IMPEDIA O MUNDO DE SE "DESMANCHAR". RESOLVEU ENTÃO SEGUIR A CARREIRA DE QUÍMICO E SE DEDICAR AO ESTUDO DA ESTRUTURA DA MATÉRIA FAZENDO UM CURSO DE DOUTORAMENTO NO INSTITUTO  DE TECNOLOGIA DA CALIFÓRNIA.

FOI AUTOR DE QUASE SETECENTOS TRABALHOS, ESCREVEU VÁRIOS LIVROS E TRANSITOU COM UMA DESENVOLTURA DA QUÍMICA PARA A FÍSICA, DA BIOLOGIA PARA A MEDICINA, UMA ATITUDE GERALMENTE DESESTIMULADA NAS ULTRAESPECIALIZADAS INSTITUIÇÕES DE PESQUISAS AMERICANAS.

RECUSOU O CONVITE DO FÍSICO ROBERT OPPENHEIMER (COORDENADOR DO ESFORÇO CIENTÍFICO AMERICANO PARA PRODUZIR A BOMBA ATÔMICA) PARA CHEFIAR A DIVISÃO DE QUÍMICA DO PROJETO. COM O APOIO DE SUA ESPOSA, AVA, PASSOU A DAR CONFERÊNCIAS CONTRA A BOMBA ATÔMICA APÓS AS TRAGÉDIAS DE HIROSHIMA E NAGASAKI. AO SABER QUE OS ESTADOS UNIDOS E A UNIÃO SOVIÉTICA ESTAVAM FAZENDO EXPERIMENTOS COM A BOMBA DE HIDROGÊNIO(PELO MENOS 12 VEZES MAIS POTENTE QUE A BOMBA ATÔMICA COMUM), CONCLUIU QUE A POEIRA RADIOATIVA LIBERADA NAS EXPLOSÕES A CÉU ABERTO AFETARIA OS GENES, PODENDO CAUSAR O NASCIMENTO DE MILHÕES DE CRIANÇAS COM DEFORMAÇÕES FÍSICAS OU COM DEFICIÊNCIAS MENTAIS E PASSOU A LUTAR PARA ELIMINAR OS ARSENAIS ATÔMICOS.

EM 28 DE ABRIL DE 1962, PAULING FOI CONVIDADO A JANTAR NA CASA BRANCA, ANTES PARTICIPOU DE PASSEATAS CONTRA OS TESTES NUCLEARES. AO RECEBER O CIENTISTA, KENNEDY LEMBROU QUE O HAVIA VISTO NA PASSEATA E RESOLVEU DAR ATENÇÃO AOS SEUS APELOS.

EM 1954, PAULING RECEBEU O PRÊMIO NOBEL DE QUÍMICA PELO SEU TRABALHO SOBRE LIGAÇÕES DOS ÁTOMOS E FORMAÇÃO DAS SUBSTÂNCIAS.

EM 1963, RECEBEU O PRÊMIO NOBEL DA PAZ. LINUS PAULING FALECEU, EM 19 DE AGOSTO DE 1994, AOS 93 ANOS, VÍTIMA DE CÂNCER NA PRÓSTATA.





Fonte: 
REIS, MARTHA - QUÍMICA - MEIO AMBIENTE, CIDADANIA E TECNOLOGIA VOL. 1, 2010, Pág. 257



Crédito da imagem:
http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/peace/laureates/1962/pauling.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário