Pesquisar este blog

Carregando...

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

CARCINOMA BASOCELULAR


COMO VIVEMOS EM UM PAÍS PREDOMINANTEMENTE TROPICAL, O VERÃO É A ESTAÇÃO MAIS ESPERADA PARA A APRECIAÇÃO DO SOL E DE TUDO QUE UM DIA ENSOLARADO PODE PROPICIAR. PORÉM, ALÉM DE COISAS BOAS, ALGUMAS RUINS TAMBÉM PODEM VIR JUNTAS.
É MUITO INTERESSANTE RESSALTAR QUE OS RAIOS ULTRAVIOLETAS SÃO MUITO IMPORTANTES PARA O NOSSO ORGANISMO. EM DOSES ADEQUADAS, É O RAIO ULTRAVIOLETA B (UVB), AO ATINGIR A NOSSA PELE AUXILIA NA SÍNTESE DE VITAMINA D NO NOSSO CORPO. PORÉM, SEU EXCESSO COLABORA NO DESENVOLVIMENTO DE CÂNCER DE PELE.



A LESÃO GERADA NA PELE PELOS RAIOS ULTRAVIOLETAS (UV), TEM EFEITO CUMULATIVO, OU SEJA, QUANTO MAIS EXCESSO DE UV, MAIOR A CHANCE DE DESENVOLVIMENTO DE CÂNCER DE PELE. QUEM QUANDO CRIANÇA TOMOU MUITO SOL, FICAVA MUITO VERMELHO, DESCASCAVA MUITO, E CONTINUA TOMANDO SOL, VAI TER MAIS CHANCES DE DESENVOLVER CÂNCER DE PELE.
QUEM GOSTA DE PEGAR UMA CORZINHA, E TODO VERÃO BUSCA A COR TRIGUEIRA, VAI TER MAIS CHANCES TAMBÉM. O MESMO OCORRE COM PESSOAS QUE BUSCAM BRONZEAMENTO ARTIFICIAL, E COM QUEM TRABALHA EXPOSTA AO SOL CONSTANTEMENTE, OU MUITO FRQUENTEMENTE.
MAS EM TODAS ESSAS SITUAÇÕES É POSSÍVEL EXECUTAR TODAS ESSAS SITUAÇÕES É POSSÍVEL EXECUTAR PREVENÇÃO CONTRA DOENÇAS SÉRIAS DE PELE: EVITAR OS PERÍODOS DE MAIOR INCIDÊNCIA DOS RAIOS SOLARES (ENTRE 10 E 16 HORAS), PROTEGER A PELE EXPOSTA COM VESTIMENTAS, E USO CONSTANTE DE BLOQUEADORES SOLARES (OU ATÉ PROTETORES SOLARES PARA PESSOAS DE PELE MAIS MORENA). LEMBRANDO QUE OS BLOQUEADORES E PROTETORES SOLARES DEVEM SER REAPLICADOS NA PELE EXPOSTA A CADA 2HORAS, DEPENDENDO TAMBÉM DO QUANTO SE SUA, OU SE TEM CONTATO COM ÁGUA OU SE TEM ATRITO NO LOCAL.
QUANDO A EXPOSIÇÃO AOS RAIOS UV"s EXTRAPOLA O TOLERÁVEL, COMEÇAM AS LESÕES NA PELE, COMO ESPESSAMENTO, ALTERAÇÕES DA COLORAÇÃO, DESCAMAÇÃO, SURGIMENTO DE FERIDAS, E POR FIM, TUMORES, QUE PODEM CRESCER, OU ULCERAR, E ATÉ ACOMETER ESTRUTURAS PRÓXIMAS, DESTRUINDO-AS.
O CÂNCER DE PELE É O TIPO DE CÂNCER MAIS COMUM NO SER HUMANO. MUITAS VEZES ISSO NÃO TEM O DESTAQUE MERECIDO, PORQUE NA MAIOR PARTE DOS CASOS DE CÂNCER DE PELE, NÃO OCORRE MORTE. SÃO 3 OS PRINCIPAIS TIPOS DE CÂNCER DE PELE: O CARCINOMA BASOCELULAR (CBC), O CARCINOMA ESPINOCELULAR (CEC), E O MELANOMA, E NESTA ORDEM ESTÃO APRESENTADOS DO MAIS COMUM PARA O MAIS SEVERO.
A PELE TEM 3 ESTRATOS: A EPIDERME(PARTE MAIS EM CONTATO COM O MEIO AMBIENTE), A DERME (ONDE FICAM OS PELOS, AS GLÂNDULAS DA PELE - DE SUOR E DE GORDURA) E A HIPODERME (ONDE FICAM DEPOSITADAS AS GORDURAS DA PELE).

A EPIDERME POR SUA VEZ É DIVIDIDA EM OUTRAS CAMADAS: A CAMADA MAIS INTERNA, ONDE ESTÃO AS CÉLULAS BASAIS, QUE DÃO ORIGEM À EPIDERME, E OS MELANÓCITOS, QUE DÃO COR À PELE. CONFORME AS CÉLULAS GERADAS NA CAMADA BASAL VÃO AMADURECENDO ELAS VÃO SE TRANSFORMANDO, PRODUZINDO E ARMAZENANDO MAIOR QUANTIDADE DE QUERATINA, FORMANDO OUTRAS CAMADAS DA EPIDERME: A CAMADA ESPINHOSA, GRANULOSA, LÚCIDA E CÓRNEA (NESTA ÚLTIMA CAMADA AS CÉLULAS JÁ ESTÃO MORTAS E REPLETAS DE QUERATINA, PROTEGENDO A PELE CONTRA AGENTES FÍSICOS, E AUXILIANDO NO CONTROLE DE RETENÇÃO E PERDA DE ÁGUA TAMBÉM.
OS RAIOS UV TEM 3 PRINCIPAIS ESPECTROS DE FREQUÊNCIA, DIFERENCIADOS EM UVA, UVB E UVC. A MAIOR PARTE DOS RAIOS UV SÃO FILTRADOS PELA ATMOSFERA COM A CAMADA DE OZÔNIO E OXIGÊNIO. MAS MUITO AINDA CHEGA A SUPERFÍCIE DA TERRA, E PODEM PENETRAR A NOSSA PELE. O UVC.PRATICAMENTE NÃO CHEGA ATÉ A GENTE. O UVA PODE ATINGIR A DERME E O UVB ATÉ CAMADAS MAIS PROFUNDAS DA EPIDERME, POR ISSO OS BLOQUEADORES SOLARES DEVEM FORNECER PROTEÇÃO CONTRA RAIOS UVA E UVB (LEIA O RÓTULO DO PRODUTO ANTES DE COMPRAR). E ASSIM DEVE SER TODO TIPO DE PRODUTO DE PROTETOR SOLAR (ATÉ LENTES DE ÓCULOS).
LESÕES NA PELE QUE FICAM MUITO TEMPO SEM MELHORAR POR COMPLETO, OU QUE CRESCEM, OU FORMAM ÚLCERAS, LOGO DEVEM SER EXAMINADAS POR UM MÉDICO. O MELHOR É PREVENIR PARA QUE ELAS NÃO SE FORMEM, MAS DEPOIS DE FORMADAS, QUANTO MAIS CEDO FOREM TRATADAS, MAIORES SÃO AS CHANCES DE DE NÃO SE TER PROBLEMAS MAIS GRAVES. CASO CRESÇAM DEMAIS, O TRATAMENTO CURATIVO PODE NÃO MAIS SER ATINGIDO, E ALÉM DE DEFORMIDADES E INCAPACIDADES, A MORTE PODE SER O RESULTADO FINAL.
MAIS UMA VEZ: MAIS VALE PREVENIR QUE REMEDIAR. E QUANTO MAIS RÁPIDO ACONTECER O TRATAMENTO, AUMENTA AS CHANCES DE MELHORA TOTAL E DE POUCAS SEQUELAS.





Dr. Sérgio Nobuo Konno
Graduação e residência médica em Otorrinolaringologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Instrutor de primeiros-socorros e suporte básico de vida.





Extraído de:
A TRIBUNA SUDOESTE
Edição 2346 - Ano 44 - Capão Bonito, 05 de Dezembro de 2013 - pág.04






Crédito das Imagens:
http://web.udl.es/usuaris/dermatol/PaginesGrans/carc_basocelular_nodularG6.html 



http://www.dermatologia.net/novo/base/pelenormal.shtml





2 comentários:

  1. Se me mandar o seu e-mail. Claudia, envio-lhe as capturas de écran do seu blogue, para entregar no Blogger. É UMA GRADE AJUDA. O meu e-mail é: bluevald@hotmail.com. Vão como anexo.Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Maria Haydée, eu a adicionei e enviei uma mensagem para seu email com o seguinte assunto: Blogger Regresa a Mi, descrevendo algumas dúvidas que tenho. Abraços aqui do Brasil!
    Claudia

    ResponderExcluir