Pesquisar este blog

Carregando...

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

OLHOS: CERATOCONE



CERATOCONE É O NOME DE UMA DOENÇA QUE ACOMETE A CÓRNEA. A CÓRNEA É  A PARTE TRANSPARENTE DO OLHO, ATRAVÉS DA QUAL PODEMOS VER A MENINA DOS OLHOS (A PUPILA), E A ÍRIS, SUA PARTE COLORIDA.




É IMPORTANTE LEMBRARMOS QUE NOSSA VISÃO DEPENDE DA BOA TRANSPARÊNCIA DE TODAS AS PARTES DO OLHO PARA QUE A LUZ CHEGUE O MÁXIMO POSSÍVEL SEM INTERFERÊNCIAS ATÉ A RETINA. E A PRIMEIRA ESTRUTURA DO OLHO QUE A LUZ ATRAVESSA PARA ADENTRAR O GLOBO OCULAR É A CÓRNEA.

COMO O PRÓPRIO NOME DA DOENÇA DIZ, CERATOCONE É UMA DOENÇA EM A CÓRNEA GANHA FORMA DE CONE. NORMALMENTE, A CÓRNEA É ESFÉRICA, MAS POR MOTIVOS AINDA TOTALMENTE NÃO CONHECIDOS OCORRE DESENVOLVIMENTO DIFERENTE DA CÓRNEA NO CERATOCONE. AS HIPÓTESES PARA EXPLICAR A ORIGEM DESSA DOENÇA ESBARRAM NAS CAUSAS GENÉTICAS E FÍSICAS. AINDA NÃO SE SABE QUAIS AS ALTERAÇÕES GENÉTICAS PARA A ORIGEM DO CERATOCONE, E COM RELAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES FÍSICAS, O HÁBITO DE COÇAR OS OLHOS, GERANDO ESCORIAÇÕES NA CÓRNEA, PRINCIPALMENTE EM PESSOAS COM DOENÇAS ALÉRGICAS, COMO ASMA E RINITE, PARECE SER O PRINCIPAL MOTIVO DE DESENVOLVIMENTO ANÔMALO DA CÓRNEA NO CERATOCONE.





A DEFORMIDADE DA CÓRNEA COSTUMA INICIAR-SE NA ADOLESCÊNCIA E PROGREDIR ATÉ A QUARTA OU QUINTA DÉCADA DE VIDA, PODENDO SOFRER VARIAÇÕES NESSES PERÍODOS. A EVOLUÇÃO DO CERATOCONE É IMPREVISÍVEL, PODENDO HAVER CASOS COM RÁPIDA PERDA DA VISÃO. A DOENÇA PODE ACONTECER EM UM OLHO, OU NOS DOIS.
COMO ACABA SE FORMANDO UMA PONTA DA CÓRNEA MAIS ELEVADA NO OLHO, PODE OCORRER RESSECAMENTO DA CÓRNEA, PIORANDO A LESÃO, GERANDO IRRITAÇÃO E POR VEZES DOR.

COM A ALTERAÇÃO DA CÓRNEA, OS RAIOS DE LUZ, QUE DEVERIAM ATRAVESSAR LINEARMENTE A CÓRNEA, COMEÇAM A SOFRER DESVIOS, CAUSANDO BORRAMENTO VISUAL. NO INÍCIO, A ALTERAÇÃO VISUAL, LEMBRA UM CASO DE ASTIGMATISMO, FICANDO COM A IMAGEM BORRADA OU MÚLTIPLA. PORÉM, NO CERATOCONE, AS ALTERAÇÕES VISUAIS SÃO MUITO MAIS RÁPIDAS E ACABAM SENDO NECESSÁRIAS MUITAS TROCAS DE GRAU DOS ÓCULOS EM POUCO TEMPO.

É PRECISO PASSAR POR AVALIAÇÃO DE OFTALMOLOGISTA, DO ESPECIALISTA EM OLHO, PARA SE TER CERTEZA SOBRE O PROBLEMA.

INFELIZMENTE, O CERATOCONE AINDA É UMA DOENÇA SEM CURA. TUDO DEPENDE DA NATUREZA DE CADA PESSOA PARA QUE A PESSOA SEJA SEVERA, OU SUAVE, DE DESENVOLVIMENTO0 RÁPIDO, OU LENTO.

EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE TRATAMENTO PARA TENTAR A VISÃO DO DOENTE. PODEM SER USADOS LENTES DE CONTATO, COLÍRIOS E EM ÚLTIMO CASO, CIRURGIAS, ATÉ TRANSPLANTE DE CÓRNEA.

CADA CASO TERÁ UMA INDICAÇÃO ESPECÍFICA DE TRATAMENTO, QUE SERÁ DETERMINADA PELO OFTALMOLOGISTA, APÓS AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO CORRETOS.







Dr. Sérgio Nobuo Konno
Graduação e residência médica em otorrinolaringologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Instrutor de primeiros-socorros e suporte básico de vida




 EXTRAÍDO DE:

A TRIBUNA SUDOESTE, CAPÃO BONITO, SEXTA-FEIRA, 18 DE JANEIRO DE 2013, PÁG.04





Crédito das Imagens:
http://speyecenter.com.br/services/ceratocone/

http://www.cctc.com.br/web/index.php/ceratocone/ver/ceratocone

4 comentários:

  1. Saí do Face, temporariamente. 15 Dias. Tinha a conta pirateada. Mando novo pedido logo. Falamos por aqui, o que é muito bom. Abraço do coração.
    MHaydée

    ResponderExcluir
  2. Olá, Claudia. Deixei outro comentário na sua última publicação. Fechei a conta do Face, porque estava pirateada. Tenho agora que esperar 15 dias para abrir tudo de novo. Falamos por aqui. Aborrecimentos acontecem...Nessa altura mandarei novo pedido de amizade. Desculpe a maçada. Devemos comentar muito aqui. É muito necessário para os nossos blogues. Abraço, beijão da sempre amiga,
    MHaydée

    ResponderExcluir
  3. Que desagradável essa situação, as vezes a gente está com a conta pirateada e nem sabe. Ficarei aguardando seu retorno, abraço!

    ResponderExcluir