Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

OS DENTES E A SAÚDE




OS DENTES SÃO ÓRGÃOS DO NOSSO CORPO, ASSIM COMO NOSSAS UNHAS, CABELO,NOSSOS OLHOS OU NOSSO CORAÇÃO.
POR ISSO, PRESERVÁ-LOS EM BOM ESTADO É MUITO IMPORTANTE  PARA NOSSA SAÚDE.

A FUNÇÃO PRINCIPAL DOS DENTES É A DE PROMOVER TRITURAÇÃO DOS ALIMENTOS QUE VAI NOS NUTRIR. QUANDO NÃO SE MASTIGA CORRETAMENTE, A ALIMENTAÇÃO E A NUTRIÇÃO DO NOSSO CORPO FICAM PREJUDICADAS, ALÉM DE QUE A APRECIAÇÃO DO ALIMENTO TAMBÉM FICA COMPROMETIDA.

É PRECISO LEMBRAR QUE OS DENTES DE LEITE CAEM, SE PERDEM, MAS SURGEM NOVOS DENTES NO LUGAR, OS DENTES PERMANENTES. COMO O PRÓPRIO NOME DIZ, ESSES SÃO DENTES QUE DEVEM SER PRESERVADOS PARA SEMPRE, POIS NÃO TEM MAIS SUBSTITUTOS NATURAIS. ERA COMUM RETIRAR OS DENTES PERMANENTES E SUBSTITUÍ-LOS POR DENTADURAS, QUANDO HAVIA MUITO DELES COMPROMETIDOS.
HOJE EM DIA, SABE-SE QUE MESMO OS MELHORES IMPLANTES DENTÁRIOS NÃO SÃO TÃO EFICIENTES QUANTO OS DENTES NATURAIS, POR ISSO, A MÁXIMA PRESERVAÇÃO DELES É BUSCADA CADA VEZ MAIS.

PARA SE TER UM BOM CUIDADO DOS DENTES, É PRECISO ESCOVÁ-LOS DE MANEIRA CORRETA A CADA REFEIÇÃO, OU PELO MENOS 3 VEZES AO DIA, E FAZER USO DE FIO DENTAL PELO MENOS 1 VEZ AO DIA, TODOS OS DIAS. NÃO SE PODE ESQUECER QUE OS DENTES PERMANENTES SÃO PARA TODA A VIDA, E AS PESSOAS TEM VIVIDO CADA VEZ MAIS. É PRECISO LEMBRAR QUE SEU CUIDADO DEVE SER FEITO COM MUITA ATENÇÃO DIA A DIA.

ALÉM DO CUIDADO DIÁRIO COM ESCOVAÇÃO E USO DE FIO DENTAL, É PRECISO AVALIAÇÃO DE DENTISTA A CADA 6 MESES OU PELO MENOS DE ANO EM ANO, ASSIM COMO O CHECK UP DA SAÚDE GERAL. 

QUEM JÁ PERDEU ALGUM OU TODOS OS DENTES PERMANENTES SABE A FALTA QUE FAZ. MAS, ALÉM DA FALTA, O MAL CUIDADO DOS DENTES, ANTES DE FAZÊ-LOS PERDER, PODE TRAZER MUITOS OUTROS PROBLEMAS PARA O CORPO COMO UM TODO, PRINCIPALMENTE QUANDO SE TEM OUTRAS DOENÇAS, COMO DETERMINADOS PROBLEMAS DO CORAÇÃO, DIABETES, PRESENÇA DE PRÓTESES INTERNAS OU QUANDO A MULHER ESTÁ GESTANTE.

QUANDO NÃO SE CUIDA DIARIAMENTE DOS DENTES DE MANEIRA CORRETA, OCORRE ACÚMULO DE RESÍDUOS ALIMENTARES NAS REGIÕES ENTRE A GENGIVA E OS DENTES, FACILITANDO O AUMENTO DE BACTÉRIAS, FORMANDO A CHAMADA PLACA BACTERIANA. ESSE ACÚMULO DE BACTÉRIAS GERA PROCESSO INFLAMATÓRIO LOCAL, LESANDO A GENGIVA, ENFRAQUECENDO A FIXAÇÃO DOS DENTES, GERANDO CÁRIES. OCORRE AUMENTO DE SENSIBILIDADE, COM DOR, E SURGIMENTO DE HALITOSE (MAU HÁLITO).

ALÉM DE PROMOVER ESTRAGOS NA REGIÃO ONDE SE PROLIFERARAM, AS BACTÉRIAS PODEM ENTRAR NA CORRENTE SANGUÍNEA, ATRAVÉS DOS VASOS DE SANGUE DOS DENTES (É BOM LEMBRAR QUE ELES SÃO VIVOS), E DA GENGIVA, PODENDO CORRER PELO CORPO TODO. EM SITUAÇÕES DE PROBLEMAS DE VÁLVULAS CARDÍACAS, OU DE PRESENÇA DE PRÓTESES, AS BACTÉRIAS PODEM FORMAR COLÔNIAS NESSES LOCAIS, GERANDO INFECÇÕES GRAVES, COM RISCOS ELEVADOS À SAÚDE.

ALÉM DISSO, A CONSTANTE INFLAMAÇÃO NOS DENTES E GENGIVA PODE ESTIMULAR PARTO PREMATURO EM GRÁVIDAS, LEVANDO A TRANSTORNOS PARA O RECÉM-NASCIDO E GESTANTE.

É COMUM NÃO SE CONSEGUIR CONTROLAR OS NÍVEIS DE AÇÚCAR NO SANGUE DOS DIABÉTICOS QUE TEM PROBLEMAS SEVEROS DE CONSERVAÇÃO DA SAÚDE DOS DENTES. AS REAÇÕES INFLAMATÓRIAS CONSTANTES E A PRESENÇA DE BACTÉRIAS INFECTANDO A BOCA ALTERAM O CONTROLE DA GLICEMIA.

UMA DOENÇA POTENCIALMENTE GRAVE, GERADA PELO MAU CUIDADO DOS DENTES, É A FORMAÇÃO DE ABSCESSO (ACÚMULO DE PUS) DENTÁRIOS, QUE PODEM PROGREDIR PARA ABSCESSOS CERVICAIS E CASO ATINJAM A REGIÃO TORÁCICA, A CHANCE DE MORTE É MUITO GRANDE, COM CERCA DE 60% DE ÓBITOS.

VÊ-SE QUE NÃO É APENAS EM BUSCA DE UM SORRISO BONITO, QUE SE DEVE CUIDAR DOS DENTES, ELES PODEM INTERFERIR EM MUITAS OUTRAS COISAS EM NOSSO ORGANISMO, CASO NÃO SEJAM BEM PRESERVADOS.



Dr. Sérgio Nobuo Konno
Graduação e residência médica em otorrinolaringologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Instrutor de primeiros-socorros e suporte básico de vida.





Extraído de:

A TRIBUNA SUDOESTE - Edição 2286 - Ano 44 - Capão Bonito, 05 de Outubro de 2012, pág. 04


Crédito da Imagem:
http://www.odontocompany.com/noticia/paciente-deve-informar-historico-saude-dentista.html