Pesquisar este blog

Carregando...

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

POLO DA UNIVESP EM CAPÃO BONITO

DESDE O ANO PASSADO, CAPÃO BONITO GANHOU UM IMPORTANTE POLO DE ESTUDOS DA UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO (UNIVESP), QUE TEM 3.300 VAGAS PARA CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, FÍSICA, BIOLOGIA E MATEMÁTICA, E ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E DE COMPUTAÇÃO.

O POLO É MAIS UMA GRANDE CONQUISTA DO MUNICÍPIO VISANDO AMPLIAR O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR COM APOIO DO GOVERNO DO ESTADO.

OS ALUNOS APROVADOS PODEM FAZER O CURSO PELA INTERNET COM MATERIAL DIDÁTICO PREPARADO CO APOIO DE UNIVERSIDADES DE SÃO PAULO E DO CENTRO PAULA SOUZA. ALÉM DISSO, TEM AULAS PRESENCIAIS NO OS POLOS.

OS CURSOS SÃO MINISTRADOS 80% A DISTÂNCIA, PELA INTERNET, E 205 PRESENCIALMENTE.

OS ENCONTROS PRESENCIAIS DOS CURSOS OFERECIDOS NESSE VESTIBULAR SÃO REALIZADOS QUINZENALMENTE, NO POLO DE APOIO EM QUE O ALUNO ESTIVER MATRICULADO.

ESTUDOS INDICAM QUE ATÉ O FINAL DESTA DÉCADA, MAIS DA METADE DOS ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR EM TODO O MUNDO ESTARÃO ESTUDANDO PELA REDE DE COMPUTADORES.

OS CURSOS DE ENGENHARIA TÊM DURAÇÃO DE 5 ANOS E SERÃO OFERECIDOS EM 18 POLOS DISTRIBUÍDOS EM 8 CIDADES DO ESTADO: BARRETOS, DIADEMA, FRANCA, JAÚ, SANTOS, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SÃO PAULO E TARUMÃ.

AS LICENCIATURAS TÊM DURAÇÃO DE 4 ANOS E SERÃO OFERECIDAS EM 32 POLOS DISTRIBUÍDOS EM 24 CIDADES: ARARAS, ARAÇATUBA, BARRETOS, CAPÃO BONITO, CRUZEIRO, DIADEMA, FRANCA, INDAIATUBA, ITAPETININGA, ITU, JALES, JAÚ, JUNDIAÍ, MOCOCA, MOGI MIRIM, OSASCO, PINDAMONHANGABA, SANTO ANDRÉ, SANTOS, SÃO CAETANO DO SUL, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, SÃO PAULO E TARUMÃ.

PARA A PREFEITURA DE CAPÃO BONITO, A INSTALAÇÃO DE POLOS DA UNIVESP EM CAPÃO BONITO E ITAPETININGA FOI MUITO POSITIVA PARA A REGIÃO, UMA VEZ QUE ESTUDOS INDICAM QUE ATÉ O FINAL DA DÉCADA, MAIS DA METADE DOS ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR EM TODO O MUNDO ESTARÃO ESTUDANDO ATRAVÉS DA REDE DE COMPUTADORES.

"ENSINO À DISTÂNCIA É UMA ÓTIMA OPÇÃO PARA ESTUDANTES QUE QUEREM SE ESPECIALIZAR E VALORIZAM SEU TEMPO, POIS PERMITE AO ALUNO ADMINISTRAR MELHOR O TEMPO DOS ESTUDOS PODENDO FAZÊ-LO EM CASA OU NOS HORÁRIOS LIVRES DO TRABALHO. O FATO DE PODER ESTUDAR ONDE QUISER SE CONSTITUI UMA VANTAGEM SIGNIFICATIVA, POIS OS ALUNOS PODEM TER ACESSO AO ESTUDO EM CIDADES QUE NÃO CONTÉM AQUELE DETERMINADO CURSO OU FAZER UMA FACULDADE EM LOCAIS QUE NÃO TEM UMA UNIVERSIDADE DISPONÍVEL. É O CASO DE CAPÃO BONITO E DE MUITAS CIDADES DE NOSSA REGIÃO QUE FORAM BENEFICIADAS PELA EXPANSÃO DA UNIVESP", DESTACOU A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.

CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DE 2010, REVELA QUE CERCA DE 5 MIL ESTUDANTES ESTAVAM MATRICULADOS NO ENSINO SUPERIOR À DISTÂNCIA NO ANO 2000.

EM DEZ ANOS ESTE NÚMERO AUMENTOU 170 VEZES, SUBINDO PARA 930 MIL ALUNOS. ESTES DADOS ATESTAM QUE O ENSINO À DISTÂNCIA É UMA MODALIDADE CONSAGRADA E QUE A CADA ANO CRESCE NO PAÍS.

A UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO - UNIVESP - FOI CRIADA NA FORMA DE UM PROGRAMA, PELO DECRETO Nº 53.536 DE 9 DE OUTUBRO DE 2008, COM FOCO NA EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO, GRATUITO E DE QUALIDADE NO ESTADO DE SÃO PAULO, ATRAVÉS DA AMPLIAÇÃO DO NÚMERO E DA ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA DAS VAGAS OFERTADAS.

PARA A CONSECUÇÃO DESTES OBJETIVOS, ALÉM DAS TRÊS UNIVERSIDADES PAULISTAS - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) E UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" (UNESP) - ,CONTA-SE COM O CENTRO ESTADUAL DE ENSINO TECNOLÓGICO PAULA SOUZA (Ceeteps) E A FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA (FPA) COMO INSTITUIÇÕES PARCEIRAS.

OS CURSOS OFERECIDOS PELA UNIVESP SEGUEM A MODALIDADE SEMIPRESENCIAL, COM ENCONTROS OBRIGATÓRIOS E DEMAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR MEIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS/VIRTUAIS QUE PROMOVEM AMBIENTES COLABORATIVOS E COOPERATIVOS DISPONIBILIZADOS NA INTERNET, POR MEIO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA), PROGRAMAS DA UNIVESP TV E VIDEOAULAS.


ALÉM DE CURSOS FORMAIS DE ENSINO SUPERIOR, A UNIVESP OFERECE TAMBÉM CONTEÚDO DE QUALIDADE PARA A SOCIEDADE ATRAVÉS DE CURSOS LIVRES, NA LINHA DO "CONHECIMENTO COMO BEM PÚBLICO".


FUNDAÇÃO UNIVESP - PARA AMPLIAR A CAPACIDADE DE ATUAÇÃO DO PROGRAMA, FOI CRIADA A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO - UNIVESP, PELA LEI 14.836 DE 20 DE JULHO DE 2012, ASSINADA PELO GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN.

A CRIAÇÃO DA QUARTA UNIVERSIDADE PÚBLICA PAULISTA TEM COMO OBJETIVO AMPLIAR A CAPACIDADE DE ATENDIMENTO DAS DIFERENTES DEMANDAS POR ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO. A PROPOSTA É QUE SEJAM OFERECIDAS CURSOS PRÓPRIOS E EM PARCERIA COM AS INSTITUIÇÕES PARCEIRAS.

O DECRETO 58.438 QUE APROVOU O ESTATUTO DA UNIVESP FOI PUBLICADO EM 10 DE OUTUBRO DE 2012.

A PORTARIA CEE-GP-120, QUE CREDENCIOU A UNIVESP AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO (CEE), FOI PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO EM 23 DE MARÇO DE 2013.

SERVIÇO
UNIVESP PÓLO  CAPÃO BONITO
CURSOS - LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
INSTITUIÇÃO PARCEIRA - FATEC CAPÃO BONITO
ENDEREÇO - AV. PÉRICLES DE FREITAS, Nº 296, CAPÃO BONITO
MAIORES INFORMAÇÕES - http://univesp.br/





FONTE
IMPRENSA OFICIAL- MUNICÍPIO DE CAPÃO BONITO - ANO VII EDIÇÃO 363 - CAPÃO BONITO, 20 DE FEVEREIRO DE 2015 - p. 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário