Pesquisar este blog

Carregando...

sábado, 16 de abril de 2011

FUNÇÕES ORGÂNICAS





Devido ao grande número de compostos orgânicos existentes, temos a necessidade de agrupá-los em grupos chamados de Funções Orgânicas (que nada mais são que conjuntos de substâncias com propriedades químicas semelhantes).
Nesta atividade como foi proposto, vamos pesquisar sobre duas funções distintas, mas com propriedades parecidas: Os Álcoois e Fenóis.

Álcoois é considerada uma das mais importantes funções químicas, e define-se como todo composto que possui uma hidroxila ou oxidrila ligado a um carbono saturado e não aromático.
Fenóis são compostos orgânicos com uma ou mais oxidrilas ligadas diretamente a um anel aromático. Os fenóis são um pouco mais ácidos que os alcoóis.


Um composto orgânico classificado com Álcool é a Glicerina ou Glicerol, encontra-se ao glicerol em gorduras e óleos de origem animal e vegetal. É utilizado na indústria alimentícia como um aditivo para suavizar bolos e sorvetes, além de possuir outras propriedades para melhorar diferentes segmentos alimentícios e bebidas. Sua cadeia carbônica é ramificada saturada É representado pela fórmula estrutural:
CH 2 – CH – CH 2


 OH      OH



Já um composto que é considerado Fenol é a Creolina e é uma mistura de cresóis que são usados para produzir corantes, perfumes e desinfetantes, no caso a creolina é utilizada como bactericida e fungicida. Sua cadeia carbônica é fechada e aromática. Sua fórmula estrutural representa-se da seguinte maneira:

 




Fontes de consulta:

MARTINS, L.- FUNÇÃO ÁLCOOL – InfoEscola,17/06/2007, disponível em

ALVES, L. – PRINCIPAIS FENÓIS – Brasil Escola, disponível em




Nenhum comentário:

Postar um comentário