Pesquisar este blog

sábado, 29 de janeiro de 2011

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: EDUCADOR, PLANTE SUA SEMENTE




O professor pode ajudar no desenvolvimento das habilidades do aluno, estimulando o processo do conhecimento, dentro de uma conduta mais humanizada. O desenvolvimento intelectual tem uma relação do indivíduo com o mundo através das emoções, afetividade, desenvolvimento das sensações e da imaginação, é um jogo de estímulos e respostas.

Utilizando as linguagens visuais, sons, tato, movimento, enfim, o pensamento busca significados e formas para as atividades humanas, possibilitando a apreensão de novos saberes, buscando apoio em estruturas já desenvolvidas.

O aluno não é apenas um agente passivo de aprendizagem, como o professor também não é apenas um agente transmissor, o professor é um mediador, pois através dos processos sensoriais e imaginativos dirige o interesse da criança para a conquista de um novo mundo a descobrir, onde ser é crescer. Tendo a noção de um ensino despertado pelo interesse do seu aluno, o professor pode transformar o sentido do que se entende por material pedagógico.

Utilizando desses recursos o professor torna-se agente facilitador para o estabelecimento do vínculo social, da descoberta da sua personalidade, do aprendizado de vivência em sociedade e preparo para desempenhar as funções de uma vida adulta, sempre dentro de um ambiente agradável, com motivação, planejado e enriquecido.

Por isso, nós, futuros professores precisamos traduzir a dedicação em atitudes de compreensão, paciência, disposição para o diálogo e por que não, em demonstrações de afeto?



crédito da imagem:

VIOLONISTA FABIO ZANON

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), durante todo o ano promove eventos, inclusive alguns voltados para a cultura musical.

No mês de fevereiro acontecerá uma apresentação do violonista Fabio Zanon.

Abaixo está o link para conferir a agenda de eventos do CIEE.

www.ciee.org.br/portal/eventos/.