Vou postar uma atividade sobre a forma de ensinar química orgânica, utilizando como fonte inspiradora um plano de aula: “Da cozinha ao posto: conduza os estudantes por esse caminho”.
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/cozinha-ao-posto-conduza-estudantes-esse-caminho-425555.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/cozinha-ao-posto-conduza-estudantes-esse-caminho-425555.shtml
No texto, a professora propôs uma atividade que possibilita a interdisciplinaridade, onde a disciplina de Geografia foi citada.
Com certeza os alunos, nossos principais alvos, com certeza já ouviram pelo menos falar do tema abordado pela professora, o biodiesel. Acredito que isso facilita muito a assimilação do conteúdo, e cada vez mais precisamos usar nossa criatividade em prol da aprendizagem.
flor lavanda (contém cetona em sua composição)
A abordagem que eu utilizaria seria de “montar” uma fábrica fictícia de perfumes (utilizando a sala de aula mesmo), pois uma das aplicações das cetonas se deve a esse propósito, além de outras aplicações entre elas: extração de óleos de sementes (girassol, amendoim e soja).
Poderíamos fazer uso de painéis e cartazes, onde grupos de alunos representariam seus “perfumes” e os compostos usados, mostrando também suas fórmulas estruturais.
Como os compostos de Aldeídos, Cetonas e Éteres são muitos utilizados na utilização de perfumes, seria uma forma de mostrar as diferenças de cada um.
A proposta seria criar perfumes com as diferentes cetonas: por exemplo, para criar um perfume com o componente de almíscar, será necessário utilizar a cetona de nome muscona.
O motivo de minha escolha foi o fato de que o perfume é uma mistura de compostos orgânicos que pode proporcionar a análise química, está relacionado diretamente à disciplina e permite aos alunos buscar informações e pesquisas, onde a disciplina de História também pode ser abordada, para realizar uma pesquisa de como surgiu o perfume, por exemplo. No caso, o perfume está em contato direto com o aluno, é um tema do seu próprio cotidiano. Assim sendo o educando se torna responsável pela construção de seu próprio conhecimento.
Sugestões de Pesquisa e inspirações, utilizadas nesse trabalho:
- PLANOS DE AULAS DA 1ª SÉRIE EM, Oliveira, Soraia – disponível em: http://aprenderquimica.blogspot.com/2008/09/plano-de-aula-estrutura-atmica.html, acessado em 30/Out./10;
- OS PERFUMES E SUAS ABORDAGENS DENTRO DA QUÍMICA ORGÂNICA, Carvalho de Aparecida, Glenda, disponível em:
http://www.cecimig.fae.ufmg.br/wp-content/uploads/2007/10/monografia-glenda.pdf, acessado em 30/Out./10.