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sábado, 26 de março de 2011

UMA FORMA DE ENSINAR O CONTEÚDO DE CETONAS ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE



Vou postar uma atividade sobre a forma de ensinar química orgânica, utilizando como fonte inspiradora um plano de aula: “Da cozinha ao posto: conduza os estudantes por esse caminho”.

http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/cozinha-ao-posto-conduza-estudantes-esse-caminho-425555.shtml

No texto, a professora propôs uma atividade que possibilita a interdisciplinaridade, onde a disciplina de Geografia foi citada.

Com certeza os alunos, nossos principais alvos, com certeza já ouviram pelo menos falar do tema abordado pela professora, o biodiesel. Acredito que isso facilita muito a assimilação do conteúdo, e cada vez mais precisamos usar nossa criatividade em prol da aprendizagem.



flor lavanda (contém cetona em sua composição)




A abordagem que eu utilizaria seria de “montar” uma fábrica fictícia de perfumes (utilizando a sala de aula mesmo), pois uma das aplicações das cetonas se deve a esse propósito, além de outras aplicações entre elas: extração de óleos de sementes (girassol, amendoim e soja).

Poderíamos fazer uso de painéis e cartazes, onde grupos de alunos representariam seus “perfumes” e os compostos usados, mostrando também suas fórmulas estruturais.

Como os compostos de Aldeídos, Cetonas e Éteres são muitos utilizados na utilização de perfumes, seria uma forma de mostrar as diferenças de cada um.
A proposta seria criar perfumes com as diferentes cetonas: por exemplo, para criar um perfume com o componente de almíscar, será necessário utilizar a cetona de nome muscona.

O motivo de minha escolha foi o fato de que o perfume é uma mistura de compostos orgânicos que pode proporcionar a análise química, está relacionado diretamente à disciplina e permite aos alunos buscar informações e pesquisas, onde a disciplina de História também pode ser abordada, para realizar uma pesquisa de como surgiu o perfume, por exemplo. No caso, o perfume está em contato direto com o aluno, é um tema do seu próprio cotidiano. Assim sendo o educando se torna responsável pela construção de seu próprio conhecimento.







Sugestões de Pesquisa e inspirações, utilizadas nesse trabalho:


  • OS PERFUMES E SUAS ABORDAGENS DENTRO DA QUÍMICA ORGÂNICA, Carvalho de Aparecida, Glenda, disponível em: