Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

CONCEITO ABSTRATO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA: TEORIA DOS CONJUNTOS

CONCEITO ABSTRATO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA: TEORIA DOS CONJUNTOS


Trabalho final apresentado na disciplina de Projeto Integrador para Licenciatura em Matemática IIB para o curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Virtual do Estado de São Paulo.
Mediador: Fabrício de Macedo Lira.

Ano: 2017

 

                         
 

Baralho personalizado com figuras                              

Fonte: Autores, 2017

 

                                                    RESUMO

 
O presente projeto tem como finalidade apresentar uma discussão sobre conceitos abstratos no ensino de Matemática para 9º ano, observando este contexto no ambiente escolar verificamos a necessidade de desenvolver um trabalho que tem como objetivo proporcionar metodologias e ferramentas auxiliares para o conteúdo Teoria dos Conjuntos. O conteúdo observado no início do 1º bimestre do ano letivo, apresenta conceitos abstratos, a verificação da necessidade de intervenção foi realizada em sala de aula, logo os alunos enalteceram o desejo de compreensão do conteúdo. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste Projeto Integrador baseou-se em pesquisas bibliográficas e em metodologias ativas de aprendizagem, entre elas o Design Thinking e a metodologia CHD (Círculo Hermenêutico-Dialético). Buscando algumas metodologias e ferramentas já dispostas para abordagens de conceitos abstratos, verificamos que é possível abordar o conteúdo Teoria dos Conjuntos com cartas, assim realizamos a confecção de dois jogos de cartas e elaboramos a aplicação dos jogos em sala, ressaltando uma possível adaptação para outros conteúdos. O protótipo conta com sua aplicação e satisfatoriamente atende as necessidades observadas em sala.


Palavras-chave: Conceitos Abstratos. Metodologias. Teoria dos Conjuntos.

 

 

 

Arquivo completo disponível em:

https://drive.google.com/file/d/1fT8kfAdQb6XYLC1ZLBQijL-Acndi4g3b/view?usp=sharing