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sábado, 9 de fevereiro de 2013

SEPARAÇÃO DE MISTURAS







Como estudamos nas aulas de Química, uma mistura é constituída de uma ou mais substâncias, podendo ser simples ou compostas. 

As misturas dividem-se em misturas homogêneas (que não podem ser vistas a olho nu, ou com auxílio de microscópios) ou
heterogêneas (possíveis serem vistas a olho nu).

Em nosso cotidiano, temos contato com diversas misturas, e, muitas vezes, precisamos separá-las, para isso, existem vários métodos, que torna isso possível, isolando as
substâncias.

Alguns métodos são o de peneiração, centrifugação, decantação, filtração, evaporação, separação magnética, sublimação e etc...Onde as suas aplicações são destinadas a uma mistura específica.

No meu ambiente de trabalho, nos deparamos com várias misturas, e utilizamos comumente o método de filtração, que é muito simples e consiste em separar um sólido  de um líquido, ou sólido de um gás., mesmo que o sólido se apresente em suspensão.


Usamos a filtração, para separar o estearato de zinco, em pó (sabão metálico), dissolvido em álcool etílico neutralizado (mistura homogênea), utilizando para isso , papel de filtro qualitativo, dobrado, em um funil simples, onde é montado sobre um outro recipiente para a captação da filtragem.

O sólido fica retido no papel, e o líquido no recipiente, onde será destinado a análises .






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OS ALQUIMISTAS





A relação dos alquimistas, que praticavam a Alquimia, com a Química Moderna é estreita, pois foram os alquimistas, os precursores da Química.

A Alquimia é uma tradição antiga que era praticada por vários povos: chineses, árabes, judeus, europeus. Essa prática combinava elementos da Química, Física, Astrologia, Arte, Metalurgia, Medicina, Misticismo e Religião.

A Alquimia na época medieval com seus estudos sobre os metais, acabou fundando as bases da Química que temos acesso. Ao manusear os metais, diversas novas substâncias foram descobertas, a transmutação dos metais inferiores em ouro era um dos objetivos dos alquimistas.

A transmutação nada mais é do que a transformação de uma forma ou matéria em outra, alterando as proporções dos elementos através dos processos de destilação, combustão, aquecimento e evaporação.

As principais matérias-primas da Alquimia eram o Mercúrio e o Enxofre. O Enxofre era utilizado devido ao seu princípio físico e às suas propriedades de combustão, o Mercúrio devido ao seu princípio volátil, passivo, inerte, dessa combinação, formava o que os Alquimistas chamavam de “O Coito do Rei e da Rainha”, em suas práticas sempre prevaleciam as simbologias e o misticismo.

O arsênico segundo fontes de pesquisa sobre a Alquimia, servia de meio de ligação entre o Mercúrio e o Enxofre.

Por ser muito fechada, com códigos, sem referências, seus textos dificultam a total interpretação, mas tudo isso era um artifício para despistar a Inquisição, apesar de todos esses cuidados, muitos praticantes foram condenados à fogueira.

O objetivo principal dos Alquimistas, era a busca da pedra Filosofal ou Medicina Universal, um tipo de elixir da vida longa. Todos os trabalhos realizados em laboratório com os metais, era uma metáfora de sua natureza espiritual. A transformação dos metais inferiores em ouro, representava a transformação de si próprio, de um estado inferior, para um estado espiritual mais elevado.

Algumas das descobertas que hoje utilizamos vastamente, devem-se aos alquimistas: banho-maria, a potassa cáustica, a composição química do alvaide, cinabre e o mínio, a identificação do zinco, a utilização dos compostos químicos, bicarbonato de Potássio, Óxido de Estanho, descobrimento do ácido sulfúrico e clorídrico.

Em outros segmentos houve também incorporação dos símbolos da Alquimia, como por exemplo, a psicologia moderna, a cabala judaica tem forte relação com a Alquimia, mas foi nas ciências ocultas, a maior influência.

Além de várias contribuições, a Alquimia nos deixa uma grande mensagem: a busca pela perfeição reencontra com seu lado espiritual e superior, na mais simples das análises, se tem um objetivo, e isso serve para nossa vida, como uma reflexão.








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EDUCAÇÃO SISTEMÁTICA





A educação que acontece fora do ambiente escolar (educação sistemática), chamamos de educação informal, e acontece em vários segmentos da vida do aluno. Essa educação informal está intimamente relacionada com a educação desenvolvida dentro da sala de aula convencional, pois o professor, a partir das experiências vivenciadas pelo aluno, pode estabelecer uma didática peculiar, podendo usar desse recurso para promover e estimular um aprendizado baseado na realidade de cada indivíduo.

O professor pode transformar uma sala de aula, em um ambiente de troca de experiências de pessoas, onde todos colaboram dentro de um contexto didático.

Ao utilizar desse recurso, o professor se beneficia dos conteúdos adquiridos no dia-a-dia pelo aluno, atualizando-se com uma nova linguagem e poderá incorporar a intimidade que o aluno possui com os diversos tipos de comunicações informais, ao aprendizado direcionado, específico para cada disciplina.

O desenvolvimento individual valoriza o processo de educação, e a bagagem que o aluno traz do cotidiano, deve sempre ser levada em consideração, como mais uma ferramenta de trabalho para o professor.

Nessa concepção, o papel do professor, é o de conduzir a assimilação dos conhecimentos adquiridos, proporcionando com isso o desenvolvimento das habilidades dos alunos.

Quando um indivíduo tem acesso à aquisição de conhecimentos voltados para a sua realidade, há a tendência de favorecer o desenvolvimento de pessoas comprometidas com cultura, problemas sociais, democratização e etc...

As capacidades que os alunos aprimoram, encaminham-se para um senso crítico, provenientes do processo de reflexão, onde se tornarão indivíduos formadores de opiniões e estarão preparados para serem inseridos nos vários setores de uma sociedade competitiva, aonde os desafios são muitos.

Devido a isso, o professor precisa estar em constante atualização e capacitado para acompanhar as mudanças que ocorrem e estão atreladas ao processo educativo, que sofre constantemente reformulações, e com novas tendências pedagógicas.

Buscar um equilíbrio entre as diferenças individuais, respeitando o ritmo de aprendizagem de cada aluno, e procurando integrar a cultura de cada um é um dos grandes desafios do professor de hoje.
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TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS







A abordagem atual do processo de ensino, utilizando as tendências pedagógicas, nos faz refletir e questionar se essas tendências estão corretas. Acredito que algumas tendências, se forem corretamente empregadas, surtem efeito sim.

Outras, com certeza, necessitam de adaptação ao levarmos em conta a velocidade crescente das mudanças sociais, tecnológicas e a dinâmica da vida moderna.

As instituições de ensino, para atender essa demanda, criaram estruturas para planejar, organizar e conduzir adequadamente o processo educativo. Em conseqüência disso surgem a cada dia, novas pesquisas, debates, estudos e conferências de educadores, para chegarem a um consenso, sobre esse processo tão complexo e desafiador.

Acredito que uma tendência conservadora (que eu tive contato no ensino fundamental), onde a autoridade e a falta de comunicação imperavam, não cabe atualmente, onde o professor procura ser um auxiliador do desenvolvimento (uma tendência mais liberal), em minha opinião mais adequado e coerente.

Nem todo processo de ensino é o mesmo em qualquer situação, pois a realidade de cada escola ou aluno difere em vários aspectos. É necessário conhecer as práticas e a forma de organização da instituição e o meio, para se moldar ao ritmo que vigora.

Até quando fazemos um planejamento para nortear o caminho do educador, em relação ao projeto pedagógico, vamos nos deparar com situações que irão fugir do foco principal, que é o aprendizado direcionado e conteúdos específicos. Aliás, em meu último encontro no pólo presencial, discutíamos a respeito disso, sobre como agir em casos em que a família repassa para a escola a responsabilidade de “educar” o aluno, educar no sentido de receber as normas básicas de convívio.

O professor dispõe de pouco tempo para seguir o cronograma especificado pela escola, e fica num dilema, de como agir, impotentes para lidar com essa realidade, imposta pela família.
Nesses momentos, o educador precisará usar de sua sensibilidade como ser humano e ter jogo de cintura, onde o tempo e interesse são indispensáveis, mas nem sempre disponíveis.








 Bibliografia

-  Referencial teórico: Aula-texto 20 (Tendências Pedagógicas)
 Aula-texto 21 (Tendências Pedagógicas – Cont.)
Artigo contido na revista Claudia /Abril/2009: Família X Escola
 www.educarparacrescer.com.br





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http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/img/0327.jpg

A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA EDUCAÇÃO










A comunicação faz parte da vida do ser humano, há muito tempo, o indivíduo já se comunicava com sons, depois com figuras, códigos e etc, até vir se aperfeiçoando através dos anos, como por exemplo: o desenvolvimento dos meios de comunicação nos anos 60, a informática nos anos 70. Tudo isso serviu para consolidar a utilização da comunicação na Educação.

Com a constante aceleração das novas tecnologias, a educação também precisou se adequar às diversas mídias que surgem, devido a isso, as instituições de ensino promovem as análises das linguagens de comunicação ligadas à mídia.

A mídia tem forte influência na educação das novas gerações, principalmente a televisão, que leva um mundo paralelo à vida real, com forte apelo consumo, crianças passam horas em frente à TV, e o que dizer do vídeo-game, computador. Não há controle sobre a quantidade de horas, em que os jovens e crianças ficam em estado de quase transe em frente desses veículos da mídia.

Como futuros educadores, precisamos discutir a melhor forma de utilizar e orientar toda essa comunicação em crescimento, nas práticas educacionais e por que não em nosso cotidiano?

Precisamos diferenciar a informação e o conhecimento e usar toda a influência que os meios de comunicação exercem sobre a educação do ser humano e direcioná-la em prol de uma cultura rica em novos conceitos e sem estereótipos. A familiaridade com que as novas gerações possuem em relação às experiências audiovisuais e novas tecnologias podem proporcionar novas formas de construção do conhecimento.

As mídias utilizadas como recursos favoráveis de melhoria do sistema educacional apresentam-se com equipamentos projetados para armazenar e transmitir as informações com muita rapidez.

O vídeo por exemplo, aproxima o conteúdo didático ao conteúdo real dos alunos, pois possui efeitos sonoros, é visual, contém música, na verdade seduz ao mesmo tempo em que informa, e a imaginação é solicitada. Enquanto que a linguagem escrita exige organização e análise lógica.

Em sua grande capacidade de criar, o ser humano amplia os seus sentidos, e com todo esse instrumento ao alcance das mãos, que é a comunicação, poderá criar caminhos para ouvir as diferentes vozes que se levantam.  E quem sabe uma sociedade aberta a todos poderá surgir, sem distinção.




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ALFABETIZAÇÃO DIGITAL







Fala-se muito em alfabetização digital, mas na rede pública de ensino é pouco difundida, onde são poucas as escolas que se utilizam desse recurso. Acredito que faltam cobranças sociais nesse sentido, há interesse dos educadores, diretores e de pessoas envolvidas na prática educacional que lutam para esta realidade mude, pois a alfabetização digital é um ato social, e bem dirigido é uma ferramenta preciosa.

Utilizando-a adequadamente na grade escolar, o sentido de informação e comunicação, ganha um novo fôlego e onde o professor, aprende ao mesmo tempo em que os alunos.

É necessária a mediação do material com o científico, para se construir a rede de conhecimentos, pois só ir à escola não basta, precisa ensinar o aluno a selecionar as informações corretas, investigar.

Devemos perceber que as tecnologias são os meios, apoios, ferramentas para que os alunos aprendam, e a forma como se organizam em grupos, em salas de aulas e outros espaços, pois tudo isso também é tecnologia.

Utilizando os recursos de ensino como fonte de pesquisa, levaremos em conta as reais condições dos alunos, os recursos disponíveis e as instituições de ensino, ao mesmo tempo poderemos organizar as situações didáticas: data show, bibliotecas virtuais, internet, email, teleconferências, vídeos, etc.

Elaborando aulas que envolvam as mídias são bons recursos para valorizar o saber produzido e o novo saber: fotografar um parque ou ponto turístico, por exemplo, é da realidade do aluno, montando um fotoblog com informações e curiosidades, usando assim o projeto pedagógico, para englobar todos os envolvidos: família, professor, aluno e sociedade.

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO






Estudo das Tecnologias de Comunicação (TIC) aplicadas à Educação. Análise das linguagens de Comunicação ligadas ao Sistema de hipermídia que pode ser usada como comunidades virtuais à aprendizagem.

Desde os mais remotos tempos, temos a necessidade da comunicação entre os indivíduos,para que se façamos entender de uma forma clara e precisa. Durante o decorrer da história, essas formas de comunicação 
ganharam contextos variados e foram ficando cada vez mais modernas e sofisticadas , com tecnologias avançadas, que revolucionaram o mundo.

Toda essa revolução na forma de comunicação tecnológica, afeta em muito a educação,pois que faz parte da vida do indivíduo, como instrumento de desenvolvimento individual.

Essas novas tecnologias de informação, permite o acesso à informação com forma de construção do conhecimento,pois complementa a prática docente,facilitando a troca de experiências.

O desafio da educação é preparar um indivíduo capacitado que atenda a demanda criada pelas transformações tecnológicas e inserí-lo no novo cenário que se desdobra, em conseqüência dessas transformações, que ganharam proporções mundiais.

A escola terá como papel, o de interagir com novas linguagens tecnológicas, na forma de adquirir conhecimentos específicos ,e fazer o papel de mediadora de informações no processo de ensino-aprendizagem.

As tecnologias de informação têm por objetivo, gerar e ampliar novos ambientes de aprendizagem, disseminando a informação e os conhecimentos armazenados,direcionando para a construção de novas competências e flexibilidade em vários segmentos do cotidiano.

Nesse novo contexto, o professor será o orientador e deverá acompanhar o gerenciamento das aprendizagens,através de trocas de informações, tornando a escola um espaço significativo e agradável, pois as tecnologias só   terão utilidade  se o ser humano for o principal beneficiado.



REFLEXÃO DE UM FUTURO PROFESSOR






UMA PEQUENA REFLEXÃO DE VALORES, ATITUDES E COMPORTAMENTOS  QUE UM FUTURO PROFESSOR DEVE TER EM MENTE PARA PROMOVER A TRANSFORMAÇÃO DE UMA REALIDADE SOCIAL E DESENVOLVER UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA RELACIONADA A AFETIVIDADE.






Para se ter uma realidade transformadora, o professor precisa trabalhar utilizando uma educação humanista e com uma abordagem centrada na pessoa completa, dotada de necessidades e desejos.

Obtendo a realização das suas necessidades ou desejos, o ser humano obtém a descoberta de sua auto-estima, autoconfiança e seu amadurecimento emocional.

Por que isso é tão importante? Porque o ser humano assume com isso, uma atitude de respeito, ao mesmo tempo, que seu crescimento evolui. Ao assumir uma atitude de cooperador, o professor proporciona ao aluno, seu desenvolvimento e aprendizagem, impulsionando a descobrir seu potencial de fazer, sentir, agir sobre seu próprio florescimento, pois cada um de nós é como uma semente pronta para o crescimento.






Um objetivo importante para pais e professores é o de ajudar os alunos a se conhecerem, se aceitarem e serem honestos consigo mesmos. Como educadores deveremos estar preparados para promover o crescimento de nossos alunos, sendo transparentes e oferecendo consideração, e ao mesmo tempo respeitar os defeitos e deficiências de cada um, é preciso ter uma total ausência de julgamento, para refletir nossos sentimentos.

Todo desenvolvimento é um processo de adaptação constante e o ser humano busca o equilíbrio.
Todo sistema educacional deve valorizar os aspectos emocionais, não apenas os intelectuais. Transformando o ambiente em um lugar que não iniba o crescimento do aluno é importantíssimo, pois o aluno é um agente no processo de desenvolvimento dentro de suas estruturas, onde as formas de perceber, comportar-se diante do mundo vão depender de toda a contribuição dada pelo educador.

A sua interação com o mundo social e físico dependerá de como ele vai elaborar e receber as mudanças que vão ocorrer decorrentes da sua ação recíproca com o meio.
A partir dessa ação é que o ser humano enfrentará a realidade social, tornando-se um cidadão íntegro e atuante.




“NÃO TENHO CAMINHO NOVO. O QUE TENHO DE NOVO É O JEITO DE CAMINHAR.”       (THIAGO DE MELLO)






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PLANEJAMENTO: POR QUE PLANEJAR?






Durante toda nossa vida, torna-se necessário realizar planejamentos iniciais, para definir objetivo a serem alcançados, isto é, planejar é antecipar o que deve ser feito, ou seja, um plano é uma linha de ação pré-estabelecida.

Nesta pesquisa abordaremos o planejamento como prática escolar, que é a etapa mais importante de um projeto pedagógico.

A prática do planejamento na educação deve ser conduzida como um modo de prever os objetivos específicos para serem alcançados, especificar os conteúdos, conhecimentos e habilidades que serão utilizados para atingir o fim desejado, para o professor o planejamento é necessário e vital, mas não podemos confundir planejamento com projeto.

Um planejamento envolve todos os elos da cadeia do corpo docente, para discutirem e proporem ações conjuntas e definirem a programação para todo o ano letivo. Quanto mais trocam experiências, mas há um aprofundamento dos temas propostos, nessas reuniões são tratados os objetivos gerais.

Um bom exemplo de planejamento é o plano de aula, que tem o objetivo de organizar o processo de ensino e de aprendizagem.

Em um plano de aula deverá constar um assunto, por exemplo: a Didática e a sua importância na formação de professores. Um assunto indica a necessidade e a justificativa da proposta de trabalho.

O objetivo a ser alcançado é perguntar-se: o que eu quero com este trabalho. Sabendo disso, o professor terá uma visão mais clara do conteúdo que irá ser trabalhado dentro de uma metodologia que englobará os procedimentos de ensino, técnicas que serão utilizadas, e o caminho que irá seguir para o desenvolvimento do assunto a ser tratado.

O desenvolvimento de sua proposta deverá respeitar um tempo: hora para começar e hora para acabar, para que nada fique sem discutir e não paire nenhuma dúvida.
A utilização e a escolha dos recursos são de extrema importância, com uma pesquisa prévia o professor poderá optar por recursos audiovisuais, materiais diversos para promover uma aula interessante e produtiva. Sempre averiguando as possibilidades da instituição de ensino.

A avaliação será a forma que o professor irá avaliar a performance dos alunos, sempre em benefício da aprendizagem do aluno, seria interessante abrir espaços para os alunos expressarem suas opiniões sobre as atividades desenvolvidas, será uma avaliação para o professor também, pois servirá para aperfeiçoamentos futuros.

É muito importante ter em mãos, a bibliografia dos temas tratados, pois o professor poderá indicar o material de apoio a seus alunos, para se aprofundarem um pouco mais sobre os assuntos.
A tarefa do educador não é nem um pouco fácil, exigindo-se que os professores se dediquem com muito afinco e responsabilidade antes de tudo, é imprescindível essa preocupação e organização, o envolvimento de todos será traduzido em resultados positivos de aprendizagem.

Ao preparar suas aulas seguindo todos esses cuidados, o professor proporciona que o aluno alcance o conhecimento, ao mesmo tempo enriquecendo seus conceitos e o envolvimento e participação no mundo como verdadeiros cidadãos.


BIBLIOGRAFIA

Aulas-textos do ambiente Virtual (www.unimesvirtual.com.br)





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