O Trabalho e o Homem
Como a Educação tem um relacionamento muito estreito com o trabalho, e devido ao fato que precisamos nos preparar e buscar sempre a aprimoração para enfrentar os desafios da vida moderna, o professor e sua forma de interagir com a Educação sempre está em foco, sendo assim motivo de reflexão por conta da forma em que alguns professores se posicionam.
Atualmente o trabalho do ser humano é mais valorizado do que no passado, pois o homem conquistou essa valorização a troco de muito esforço. O filme Tempos Modernos aborda a questão do trabalho repetitivo, automático, onde o trabalhador assemelha-se a uma máquina de trazer lucro ao empregador. Podemos observar no filme, que o trabalhador não questiona e se submete a esse trabalho, não possui uma perspectiva de vida.
Acredito que muitos professores, por não se sentirem valorizados devidamente ou por outras questões, agem conforme o personagem do filme, de forma aleatória e mecânica, sem uma meta que condiz com o seu papel, que é de orientador do conhecimento, a ponte entre o aluno e a busca da aprendizagem.
Nós seres humanos agimos para construir resultados, para sermos produtivos e competentes dentro de nossas possibilidades.
Professores que tem esse entendimento e possuem o compromisso com o ser humano, que é o de fazer parte da construção do conhecimento de seus alunos, serem agentes transformadores, não ficarão inertes, vão procurar sempre se atualizar para atender a necessidades cada vez maiores dos seus semelhantes.