Curso: METODOLOGIA PARA O ENSINO DAS ARTES
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Artigo. Ano: 2015
ARTE BRASILEIRA E A IMPORTÂNCIA DA SUA CONTEXTUALIZAÇÃO
ANDRADE, Claudia Silva[1]
SCOVILLE, André Luiz Martins Lopez de [2]
RESUMO
A Arte como disciplina curricular deve ser trabalhada de uma maneira que estimule a
aprendizagem do aluno, além de tratar-se de uma área de conhecimento. Essa aprendizagem deve ser subsidiada pela contextualização e pela interdisciplinaridade. Diante desse entendimento, o artigo busca enfatizar a importância da arte brasileira e a necessidade de apoderar-se e aprofundar-se de nossa riqueza cultural na busca da sensibilização através das linguagens artísticas. Há o intuito de refletir sobre meios de continuar instigando o avanço que a arte obteve através do tempo e firmá-la como uma disciplina essencial para a formação do senso crítico de um indivíduo. A arte brasileira possui características em todos os campos artísticos que podem embasar e direcionar a prática pedagógica de um educador em arte. Um exemplo de metodologia proposta é a utilização de projetos que envolvam a
pluralidade em atividades de produções artísticas. A metodologia fundamenta-se na Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa e nos Parâmetros Curriculares Nacionais .
Palavras-chave:
Arte Brasileira. Contextualização. Ensino.
Artigo completo em:
https://drive.google.com/file/d/1bpmGOIExWzK6NsHvBHR4L7tTywBi4Lh8/view?usp=sharing
Alguns livros da minha biblioteca pessoal utilizados na pesquisa: