Atualmente torna-se necessário adotar uma postura de aproximação dos conteúdos com a prática experimental na área educacional, e no ensino das ciências não é diferente.
Há muito tempo que aquele modelo antigo de somente repassar informações aos alunos não é mais aceito. Devido ao fato de que é ineficaz e não beneficia a aprendizagem real do estudante.
A importância da prática educacional no ensino das ciências se faz necessária para tirar às dúvidas que possam surgir durante as aulas teóricas, melhora a assimilação dos conteúdos, além de tornar as aulas mais atraentes.
Por exemplo, na Química e na Física, há muitas dificuldades na interpretação e na assimilação, e essas disciplinas são consideradas um “terror” para muitos estudantes. A prática permite visualizar situações que fazem sentidos para os alunos. Decorar fórmulas não basta!
O aluno que participa de seu próprio processo de aprendizagem possui um pensamento crítico com questionamentos e passa a desvendar situações antes só observadas.
As ciências estão relacionadas com necessidades básicas dos seres humanos e compreender esses fenômenos é importantíssimo na prática experimental, pois a cidadania é exercida, através da conscientização que tais praticam favorecem.
Em minha opinião a prática experimental deveria ser estendida a todas as disciplinas, sempre levando em consideração a faixa etária dos alunos, pois é necessário que eles estejam aptos para construir e adquirir novos conhecimentos.