Antigamente
o currículo escolar era baseado em uma cultura dominante, com o passar dos anos
passou-se a questionar tal conduta e os conhecimentos transmitidos pela escola.
Um currículo não é apenas um conjunto de conhecimentos e falando
profissionalmente, contribui para formar identidades profissionais distintas.
Podemos
perceber as identidades e a importância de cada profissional:
O
pesquisador precisa dominar as técnicas, devido ao avanço tecnológico da
Química no cenário atual, o professor organiza e dirige situações de
aprendizagem de acordo com a motivação dos alunos e o químico industrial
necessita da capacidade de desenvolver e supervisionar processos industriais.
Podemos
concluir que o que se espera de um bacharel é diferente do que se pretende de
um professor e do químico industrial, mas nada impede que um bacharel se tenha
o desprendimento e a vocação para dar aulas não o possa fazer, o mesmo cabe ao
professor e ao químico industrial.
Acredito
apenas que precisam estar preparados e bem direcionados, e os currículos se bem
formulados podem sim formar profissionais polivalentes e competentes.
Primeiramente
um currículo deve focar a formação específica e ao mesmo tempo priorizar outros
aspectos relevantes que auxiliam na formação de um bom profissional,
profissional esse que deve ser um indivíduo inserido em uma sociedade que
muitas vezes visa outros interesses.
O indivíduo em toda a sua vida profissional
também lida com pessoas, e ele precisa estar preparado para se deparar com
situações que envolva várias perspectivas onde o exercício da cidadania também
seja levado em consideração, além de dar continuidade aos seus próprios
conhecimentos ao longo de sua vida.
CRÉDITO DA IMAGEM: