Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de março de 2011

MADAME CURIE



Como estamos em um mês muito significativo para as mulheres, nada mais oportuno que comentar sobre uma notável: Marie Curie. 


              Marie Curie: A Biography. Eve Curie
              Fonte: https://www.bookstellyouwhy.com/pages/books/51156/eve-curie/madame-curie-a-biography


Marie Curie ou Madame Curie, como ficou conhecida, foi uma importante mulher que colaborou com suas pesquisas e trabalhos em prol da saúde e bem estar da humanidade.
Este ano celebra-se o centenário do aniversário do 1º Prêmio Nobel concedido a Madame Curie, a primeira mulher conseguir tal feito.

Marie Curie na verdade era polonesa, e seu nome de solteira era Maria Sklodowska.
Se mudou para Paris em 1891 para estudar e concluiu com louvor a Licenciatura em Física e Ciências Matemáticas na Universidade de Sorbonne.

Foi em Paris que conheceu seu marido Pierre Curie, também um pesquisador e cientista, a parceria rendeu vários prêmios, inclusive o Prêmio Nobel de Física.

Pierre Curie

Em uma época que a atuação da mulher era reprimida, foi pioneira. Foi a 1ª mulher a dar aulas na mesma renomada Universidade onde concluiu seus estudos, a Universidade de Sorbonne.

Um dos prédios da Universidade de Sorbonne (França)

                               Fonte: https://www.fiesp.com.br/noticias/presidente-da-fiespciesp-assina-acordo-de-cooperacao-com-universidade-sorbonne-de-paris/attachment/um-dos-predios-da-famosa-universidade-sorbonne-em-paris-franca/

Foi através de seu árduo trabalho e infindáveis pesquisas que descobriu o elemento químico Rádio, um elemento químico com alto teor radioativo. A partir do descobrimento desse elemento, abri-se um leque de possibilidades para que a Química pudesse ser utilizada no segmento médico, inclusive no tratamento de câncer.


                                      Informações sobre o Elemento Químico Rádio
                                    Fonte: http://nautilus.fis.uc.pt/st2.5/scenes-p/elem/e08800.html


Hoje desfrutamos de vários benefícios gerados pela pesquisa e tecnologia que pessoas como Marie Curie nos proporcionou através de sua trajetória científica.




Para saber mais sobre Marie Curie e suas pesquisas:
Biografia de Madame Curie:
http://www.aip.org/history/curie/


Fonte de Pesquisa:
Informativo CRQ-IV-Jornal do Conselho Reguional de Química IV Região (SP)
Ano 20 - nº 107
Jan/Fev 2011