Pesquisar este blog

sábado, 9 de fevereiro de 2013

A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA EDUCAÇÃO










A comunicação faz parte da vida do ser humano, há muito tempo, o indivíduo já se comunicava com sons, depois com figuras, códigos e etc, até vir se aperfeiçoando através dos anos, como por exemplo: o desenvolvimento dos meios de comunicação nos anos 60, a informática nos anos 70. Tudo isso serviu para consolidar a utilização da comunicação na Educação.

Com a constante aceleração das novas tecnologias, a educação também precisou se adequar às diversas mídias que surgem, devido a isso, as instituições de ensino promovem as análises das linguagens de comunicação ligadas à mídia.

A mídia tem forte influência na educação das novas gerações, principalmente a televisão, que leva um mundo paralelo à vida real, com forte apelo consumo, crianças passam horas em frente à TV, e o que dizer do vídeo-game, computador. Não há controle sobre a quantidade de horas, em que os jovens e crianças ficam em estado de quase transe em frente desses veículos da mídia.

Como futuros educadores, precisamos discutir a melhor forma de utilizar e orientar toda essa comunicação em crescimento, nas práticas educacionais e por que não em nosso cotidiano?

Precisamos diferenciar a informação e o conhecimento e usar toda a influência que os meios de comunicação exercem sobre a educação do ser humano e direcioná-la em prol de uma cultura rica em novos conceitos e sem estereótipos. A familiaridade com que as novas gerações possuem em relação às experiências audiovisuais e novas tecnologias podem proporcionar novas formas de construção do conhecimento.

As mídias utilizadas como recursos favoráveis de melhoria do sistema educacional apresentam-se com equipamentos projetados para armazenar e transmitir as informações com muita rapidez.

O vídeo por exemplo, aproxima o conteúdo didático ao conteúdo real dos alunos, pois possui efeitos sonoros, é visual, contém música, na verdade seduz ao mesmo tempo em que informa, e a imaginação é solicitada. Enquanto que a linguagem escrita exige organização e análise lógica.

Em sua grande capacidade de criar, o ser humano amplia os seus sentidos, e com todo esse instrumento ao alcance das mãos, que é a comunicação, poderá criar caminhos para ouvir as diferentes vozes que se levantam.  E quem sabe uma sociedade aberta a todos poderá surgir, sem distinção.




CRÉDITO DA IMAGEM:


Nenhum comentário:

Postar um comentário