Pesquisar este blog

sábado, 9 de fevereiro de 2013

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO






Estudo das Tecnologias de Comunicação (TIC) aplicadas à Educação. Análise das linguagens de Comunicação ligadas ao Sistema de hipermídia que pode ser usada como comunidades virtuais à aprendizagem.

Desde os mais remotos tempos, temos a necessidade da comunicação entre os indivíduos,para que se façamos entender de uma forma clara e precisa. Durante o decorrer da história, essas formas de comunicação 
ganharam contextos variados e foram ficando cada vez mais modernas e sofisticadas , com tecnologias avançadas, que revolucionaram o mundo.

Toda essa revolução na forma de comunicação tecnológica, afeta em muito a educação,pois que faz parte da vida do indivíduo, como instrumento de desenvolvimento individual.

Essas novas tecnologias de informação, permite o acesso à informação com forma de construção do conhecimento,pois complementa a prática docente,facilitando a troca de experiências.

O desafio da educação é preparar um indivíduo capacitado que atenda a demanda criada pelas transformações tecnológicas e inserí-lo no novo cenário que se desdobra, em conseqüência dessas transformações, que ganharam proporções mundiais.

A escola terá como papel, o de interagir com novas linguagens tecnológicas, na forma de adquirir conhecimentos específicos ,e fazer o papel de mediadora de informações no processo de ensino-aprendizagem.

As tecnologias de informação têm por objetivo, gerar e ampliar novos ambientes de aprendizagem, disseminando a informação e os conhecimentos armazenados,direcionando para a construção de novas competências e flexibilidade em vários segmentos do cotidiano.

Nesse novo contexto, o professor será o orientador e deverá acompanhar o gerenciamento das aprendizagens,através de trocas de informações, tornando a escola um espaço significativo e agradável, pois as tecnologias só   terão utilidade  se o ser humano for o principal beneficiado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário