Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação e Ciências Humanas UNIMES, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciado em Química, sob a orientação do Prof. Me. Gerson Novais Silva no ano de 2011.
APRENDENDO REAÇÕES DE OXIRREDUÇÃO ATRAVÉS DO LÚDICO
RESUMO
A Química como disciplina curricular deve ser trabalhada de maneira que instigue o aluno a aprender. Todo processo de construção do conhecimento deve partir do que o aluno aprende em seu cotidiano fora da escola, além de ser contextualizado e interdisciplinar. A utilização de atividades práticas e lúdicas auxilia no processo ensino aprendizagem, devendo sempre estar relacionadas ao conteúdo e objetivar que seja facilitada ao aluno a construção de conceitos que serão utilizados em sua vida. O presente trabalho se refere à análise de uma metodologia que trabalha o lúdico como auxiliar no ensino das reações de oxirredução. Esta metodologia foi aplicada em uma escola da rede particular de Bertioga – SP, no segundo ano do Ensino Médio, série em qual tal conteúdo é trabalhado. Duas turmas foram envolvidas, uma na qual o ensino foi tradicional e na outra se utilizou o jogo. A metodologia aplicada se mostrou eficaz e satisfatória, uma vez que se pode perceber um ótimo rendimento dos alunos que a desenvolveram.
PALAVRAS-CHAVE: Química. Currículo. Lúdico. Reações de Oxirredução.
Figura 01: Cartões com as reações químicas embaralhadas
Fonte: Autoras, 2011.
Figura 02: Cartões corretamente organizados
Fonte: Autoras, 2011.
Figura 03: Cartões apresentando as equações corretamente organizadas e com seus respectivos agentes redutores e oxidantes
Fonte: Autoras, 2011.
Arquivo completo disponível em:
https://drive.google.com/file/d/1aZ4vHVb_tUWCQwRqipT4wmPE3pTTGGZf/view?usp=sharing
Nenhum comentário:
Postar um comentário