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domingo, 19 de junho de 2011

EQUILÍBRIO QUÍMICO




AO REALIZARMOS PESQUISAS EM LIVROS DIDÁTICOS EM COMO ABORDAR O EQUILÍBRIO QUÍMICO EM SALA DE AULA, NOS DEPARAMOS COM CERTAS DIFICULDADES, POIS ALGUNS LIVROS NÃO ABORDAM E NEM DESCREVEM DE FORMA CLARA O EQUILÍBRIO QUÍMICO, SUA NATUREZA DINÂMICA E A CONSTANTE DE EQUILÍBRIO.

 PORÉM OUTROS LIVROS CONSEGUEM PROMOVER UMA INTERAÇÃO E UMA COMUNICAÇÃO ADEQUADA.

O livro Fundamentos da Química, de Feltre, Ricardo (2ª edição-revista e ampliada-1996), conceitua o equilíbrio químico e explica porque ele é dinâmico:
As reações continuam seu processo, tanto a reação direta quanto a indireta.
O equilíbrio químico, ainda, pode ser chamado de estacionário.

Através do estudo do equilíbrio químico nos conscientizamos da extensão de uma reação.
O livro cita ainda a Termodinâmica, onde se permite determinar a prioridade de uma reação: direta ou indireta. E a Cinética, que visa determinar a velocidade de uma reação e seu rendimento. Essas questões são consideradas importantes e é necessário estudá-las para considerar a possível aplicabilidade de uma reação química.

A constante de equilíbrio é conhecida como coeficiente ou valores constantes e recebe nomes particulares, dependendo de cada reação a ser realizada, são os chamados coeficientes de equações químicas.
Fazendo esse levantamento de dados, senti falta no livro de experiências práticas, como proposto no texto Sugestão para Abordagem de Equilíbrio Químico no Ensino Médio:

http://sec.sbq.org.br/cd29ra/resumos/T1191-2.pdf

Uma maneira alternativa de abordar o equilíbrio químico seria o de trabalhar o conteúdo científico aliando a prática simples como forma de desvendar e buscar soluções para o problema, com o intermédio do professor atuando como mediador e incentivador.

Um exemplo de atividade prática para abordar o equilíbrio químico é o de utilizar balões, vinagre, bicarbonato de sódio. Essa atividade pode ser abordada outros conceitos também, tais como: concentração de soluções, transformações exotérmica e endotérmica, entre outros.




Quem quiser conferir:
ESTÁGIO 2 UNICENTRO-SUGESTÕES DE PRÁTICAS DE CIÊNCIAS IV, disponível em<http://www.grupos.com.br/blog/luciacrisostimo/permalink/39016.html>acessado em 26/Mar./2011




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