Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de junho de 2011

UMA ABORDAGEM SOBRE METAIS PESADOS E A CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS


Como temos um mês dedicado à água, e um dia específico para um recurso tão importante: 22 de Março, dia Internacional da Água, é uma boa oportunidade para alertarmos à população, sobre as constantes contaminações que a água sofre.
E uma das contaminações recorrentes é pelos metais pesados, presentes e provenientes de vários materiais que a população utiliza, além de resíduos despejados por fábricas e indústrias nos mananciais.

Os principais e mais nocivos são:

Mercúrio: produtos farmacêuticos, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, tintas, entre outros;

Cádmio: Baterias, Plásticos, Pigmentos;

Chumbo: Tintas, Inseticidas, Impermeabilizantes.

Dentre os agentes poluidores estão chuva ácida, lixo eletrônico, indústria petrolífera e indústrias em geral, que fornecem uma atividade poluidora intensa e agressiva.
Na região onde moro como na maior parte do Brasil, há indústrias químicas, laticínios entre outras que não possuem um programa para descarte de resíduos. Pensa-se muito em lucros e desenvolvimento, mas não em planejamento quanto ao impacto que tais empreendimentos irão custar à natureza. Isto poderia minimizar a poluição juntamente com a coleta seletiva de lixo, principalmente o eletrônico (onde os metais pesados também estão presentes).

Proporia aos alunos uma atividade onde pudesse aliar a teoria à prática, expor o conteúdo com imagens, conscientizando da importância de manter a água o mais limpa possível, levaria os alunos a um local onde o esgoto é despejado para eles visualizarem o que vem sendo descartado em nossos rios. Não é uma visão das mais agradáveis, mas é necessário expor a nossa realidade.


Aproveitando a oportunidade, este ano a Campanha da Fraternidade está abordando as questões ambientais e ação destruidora do Homem que está extinguindo os recursos naturais, entre eles a água, um dos mais importantes. O tema é “Fraternidade e a Vida no Planeta”, com o lema: “A Criação Geme com Dores de Parto”.


REFERÊNCIAS:

TENÓRIO, Soares Alberto Jorge - Reciclagem de Pilhas e Baterias, disponível em:
< http://www.bvsde.ops-oms.org/bvsare/e/proypilas/pilas.pdf>, acessado em 24/Mar./2011.

Campanha da Fraternidade 2011 – CNBB, publicado em 06/Mar./2011,

Disponível em: < http://www.bigmae.com/campanha-da-fraternidade-2011-cnbb/>, acessado em 24/Mar./2011









Nenhum comentário:

Postar um comentário