Pesquisar este blog

domingo, 11 de março de 2012

UMA METODOLOGIA PARA ABORDAR AS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MINERAIS









Por ser um assunto que desperta interesse, devido à beleza dos minerais, com suas variadas cores e formas, acredito que será bem interessante abordar o assunto em sala de aula, principalmente se enfatizarmos com ilustrações e ferramentas eletrônicas, ao mesmo tempo informando a origem dos mesmos e sua utilização no mundo atual. Visita a cavernas e museus que possuem uma linguagem pedagógica também auxilia na fixação dos conteúdos teóricos.
Além de tudo os minerais estão ligados com a origem da Terra, a história geológica. Ao pesquisarem em que condições os minerais se formam, os alunos conhecerão as propriedades, tais como densidade, clivagem, fratura e etc. onde as propriedades químicas estão estreitamente relacionadas, já que os minerais são elementos ou compostos químicos.


Os minerais também podem ser abordados na questão ambiental, pois sempre houve a exploração por parte do homem em benefício próprio, por exemplo, na indústria de joalheria, construção de casas e monumentos, além de uma infinidade de utilizações que nos deparamos na atualidade.






AQUI UNS LINKS BEM INTERESSANTES SOBRE O ASSUNTO:




MINERAIS E ROCHAS

MUSEU DE GEOCIÊNCIAS

INTRODUÇÃO À MINERALOGIA PRÁTICA






Créditos das imagens:
 
Pedras

Cosméticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário