Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

A VOZ


*DIA 16 DE ABRIL É O DIA INTERNACIONAL DA VOZ. A VOZ QUE É O MEIO DE COMUNICAÇÃO MAIS COMUM ENTRE AS PESSOAS ANTES DA ESCRITA, FOI RESPONSÁVEL PELA TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO E CULTURA POR SÉCULOS. 

                      Figura: Representação da voz
                      Fonte: Olhar Digital ₁

ALÉM DE SER UM IMPORTANTE MEIO DE COMUNICAÇÃO, É TAMBÉM USADA PARA EXPRESSAR EMOÇÕES ATRAVÉS DE POEMAS, CANÇÕES. É USADA PARA PROTESTO, PARA SE COLOCAR EM MEIO A PESSOAS, PARA SE CARACTERIZAR POVOS E COSTUMES.
A VOZ É MUITO IMPORTANTE EM NOSSAS VIDAS, TANTO QUE EXISTEM INÚMERAS PROFISSÕES QUE SE VALEM DELA PARA EXISTIREM, COMO É O CASO DOS CANTORES, ATORES, DOS ORADORES, DOS PROFESSORES, DOS CHEFES RELIGIOSOS, DOS PROFISSIONAIS QUE USAM TELEFONE, ENFIM, DOS PROFISSIONAIS QUE ESTÃO EM CONSTANTE COMUNICAÇÃO COM OUTRAS PESSOAS EM GERAL.
PODEMOS CONSIDERAR A FALA UM "DOM ESPECIAL"QUE A NATUREZA CONCEDEU AO SER HUMANO, JÁ QUE A VOZ É GERADA PELAS CORDAS VOCAIS, MAS SÓ O SER HUMANO FALA. ISSO PORQUE AS CORDAS VOCAIS DO SER HUMANA SÃO DOTADAS DE UMA COBERTURA MUCOSA ESPECIAL E A LARINGE POSSUI ESTRUTURAS MUSCULARES QUE SE COORDENAM DE FORMA A PRODUZIREM A FALA. DE FATO, A PRINCIPAL FUNÇÃO DAS PREGAS VOCAIS É PROTEGER AS VIAS AÉREAS INFERIORES (TRAQUEIA E PULMÕES) DE COISAS QUE NÃO SEJAM O AR. ELAS SE FECHAM PARA QUE OS LÍQUIDOS E OS ALIMENTOS SÓLIDOS NÃO ADENTREM OS PULMÕES, E SE ABREM PARA QUE O AR ENTRE E SAIA DURANTE A RESPIRAÇÃO.
OS ANIMAIS EM GERAL EMITEM SONS PECULIARES A CADA UM, MAS FALA MESMO SÓ O SER HUMANO TEM. O PAPAGAIO E ALGUNS OUTROS ANIMAIS PODEM IMITAR O SOM DA FALA, MAS NÃO SE TRATA DE VOZ PROPRIAMENTE DITA.
DEPOIS QUE A VOZ É REPRODUZIDA NAS CORDAS VOCAIS, ELA SOFRE MODULAÇÕES E AMPLIFICAÇÕES PELO TRAJETO DAS VIAS AÉREAS SUPERIORES: NA FARINGE, BOCA,  FOSSAS NASAIS, SEIOS DA FACE, ATRAVÉS DA AÇÃO DA LÍNGUA, DO CÉU DA BOCA E DOS DENTES.
VÁRIOS FATORES PODEM GERAR ROUQUIDÃO (VOZ ROUCA), POR ALTERAÇÃO DAS PREGAS VOCAIS, POR VIROSES, ALERGIAS. AÇÕES FÍSICAS OU QUÍMICAS PODEM ALTERAR A VOZ, COMO QUANDO SE PEGA UMA GRIPE, OU SE TEM CRISE DE RINITE OU REFLUXO GASTRO-ESOFÁGICO. MAS LESÕES DAS PRÓPRIAS PREGAS VOCAIS TAMBÉM GERAM ROUQUIDÃO, COMO CALOS (TECNICAMENTE CHAMADOS DE NÓDULOS) DAS PREGAS VOCAIS, PÓLIPOS E ALTERAÇÕES ESTRUTURAIS MÍNIMAS, QUE SÃO UM GRUPO DE LESÕES QUE ALTERAM A QUALIDADE VOCAL, POR ATRAPALHAREM NA VIBRAÇÃO CORRETA DA MUCOSA DE REVESTIMENTO DAS PREGAS VOCAIS (SULCOS, PONTES, E VASCULODISGENESIAS QUE SÃO PEQUENOS VASOS DILATADOS). 
EXISTE UMA LESÃO ESPECÍFICA DAS PREGAS VOCAIS DOS FUMANTES, QUE É O ACÚMULO DE UMA SUBSTÂNCIA GELATINOSA SOB A MUCOSA DAS PREGAS VOCAIS, GERANDO UM INCHAÇO NELAS, O CHAMADO EDEMA DE REINKE. 
ESSA ALTERAÇÃO VEM DA AGRESSÃO QUÍMICA E FÍSICA DA FUMAÇA DO CIGARRO SOBRE AS PREGAS VOCAIS. A VOZ FICA BASTANTE GRAVE E COM O TEMPO TENDE A PIORAR. NAS MULHERES OCORRE O FENÔMENO DAS PESSOAS CONFUNDIREM A VOZ COMO SENDO DE HOMEM. O MELHOR TRATAMENTO DESSA ALTERAÇÃO É A CESSÃO DO FUMO E A ELIMINAÇÃO DO EDEMA ATRAVÉS DE CIRURGIA.
EM ALGUNS CASOS, A ROUQUIDÃO, TECNICAMENTE CHAMADA DE DISFONIA, VEM DO USO INCORRETO DA VOZ. ESFORÇOS DEMASIADOS, TOSSES, PIGARREAMENTOS EXCESSIVOS, CRÔNICOS, ACABAM SOBRECARREGANDO A MOVIMENTAÇÃO E AS ESTRUTURAS DAS PREGAS VOCAIS, GERANDO ALTERAÇÃO NA QUALIDADE VOCAL. NESSES CASOS, SESSÕES DE FONOTERAPIA E O USO CORRETO DA VOZ ACABAM COM O PROBLEMA.
AS ALTERAÇÕES APRESENTADAS ATÉ AGORA, ACABAM ALTERANDO A VOZ, PORÉM, NÃO COLOCAM A VIDA EM RISCO.
EXISTEM LESÕES CANCEROSAS QUE ACOMETEM AS PREGAS VOCAIS E A GARGANTA, QUE SENÃO TRATADAS DE MANEIRA RÁPIDA, PODEM CAUSAR A MORTE. ENCONTRAM-SE NESSE GRUPO OS CÂNCERES DE PREGAS VOCAIS E GARGANTA, LINFOMAS, DOENÇAS INFECCIOSAS COMO A TUBERCULOSE E A PARACOCCIDIOIDOMICOSE (INFECÇÃO QUE PROVOCA MICOSE CRÔNICA).
É MUITO IMPORTANTE PROCURAR AVALIAÇÃO DE MÉDICO ESPECIALIZADO EM VOZ E GARGANTA PARA QUE O CORRETO DIAGNÓSTICO SEJA FEITO E O MELHOR TRATAMENTO SEJA INSTITUÍDO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL. E É IMPORTANTE LEMBRAR QUE QUASE A TOTALIDADE DOS CASOS DE CÂNCER DE PREGAS VOCAIS E GARGANTA SÃO DECORRENTES DO USO DO CIGARRO E/OU DE BEBIDA ALCOÓLICA. QUEM TEM VÍCIO DE FUMAR OU BEBER, E NÃO QUER CORRER O RISCO DE DESENVOLVER UM CÂNCER DE GARGANTA, PRECISA ABANDONAR OS VÍCIOS POR COMPLETO.





*TEXTO RETIRADO DO JORNAL A TRIBUNA SUDOESTE - EDIÇÃO 2312 - ANO 44 - CAPÃO BONITO, 12 DE ABRIL DE 2013. PÁG. 04.

₁ Figura disponível em: