OLÁ PESSOAL! PASSANDO PARA POSTAR UM ARTIGO SOBRE SAÚDE, MAIS PRECISAMENTE SOBRE CONJUTIVITE, POIS PARECE QUE O PROBLEMA ESTÁ CRESCENDO NAS REGIÕES AQUI DO BRASIL.
FIQUEI LITERALMENTE DE BOCA ABERTA, POIS NA MINHA SANTA IGNORÂNCIA, NÃO PODERIA IMAGINAR QUE DOR DE GARGANTA E CONJUTIVITE TERIAM QUALQUER TIPO DE RELAÇÃO.
UMA ÓTIMA SEMANA!
VERMELHOS, LACRIMEJANTES E SENSAÇÃO DE AREIA NOS OLHOS. ESTES PODEM SER ALGUNS DOS SINTOMAS DA CONJUTIVITE. DISSEMINADO PELO CONTATOCOM PESSOAS INFECTADAS E, DEVIDO A UMIDADE, O VÍRUS DA DOENÇA É MUITO COMUM NESTA ÉPOCA. QUE A MELHOR FORMA DE EVITAR CONJUTIVITE É NÃO TER CONTATO COM ACOMETIDOS PELA DOENÇA TODO MUNDO SABE. MAS, O QUE A MAIORIA DESCONHECE É QUE NEM SEMPRE A ALTERNATIVA É VÁLIDA, JÁ QUE O VÍRUS FICA INCUBADO CERCA DE CINCO DIAS, QUANDO JÁ É TRANSMISSÍVEL, AINDA SEM APRESENTAR SINTOMAS.
ALÉM DISSO, HÁ OUTRAS FORMAS DE CONTRAIR A CONJUTIVITE. UMA INFECÇÃO NA GARGANTA, POR EXEMPLO. É O QUE EXPLICA A MÉDICA DRª ANA LUIZA PRADO PERLIGEIRO, OFTALMOLOGISTA DO HOSPITAL AMARAL CARVALHO. “ATÉ MESMO UMA INFECÇÃO RECENTE NAS VIAS AÉREAS SUPERIORES PODE EVOLUIR PARA UMA CONJUTIVITE, OU ENTÃO O MESMO VÍRUS QUE SE APRESENTA EM UMA PESSOA COMO UMA INFECÇÃO DE GARGANTA EM OUTRA PODE SE MANIFESTAR COMO CONJUTIVITE” ,DIZ.
AINDA DE ACORDO COM A DRª ANA LUIZA, O NÚMERO DE CASOS TEM AUMENTADO CADA VEZ MAIS COM A CHEGADA DAS CHUVAS. “NESSA ÉPOCA DE CALOR, PRAIA, PISCINAS, ASSOCIADAS ÀS CHUVAS, A PROPAGAÇÃO DO VÍRUS É MUITO COMUM E ESTÁ BEM ACENTUADA. O CAUSADOR DESSA CONJUTIVITE EPIDÊMICA GERALMENTE É O ADENOVÍRUS“.
SINTOMAS
VOCÊ COM CERTEZA, JÁ VIU ALGUÉM COM CONJUTIVITE OU JÁ FOI UMA VÍTIMA DELA. OLHOS VERMELHOS, SECREÇÃO E LACRIMEJAMENTO, PÁLPEBRA COLADA PELA MANHÃ, SENSAÇÃO DE CORPO ESTRANHO (SEMELHANTE DE AREIA), COCEIRA E ARDÊNCIA SÃO ALGUNS DOS SINTOMAS. HÁ CASOS QUE EVOLUEM COM MAIS SEVERIDADE E MAIS SECREÇÃO. A CONJUTIVITE PODE OCASIONAR UMA DOENÇA MAIS GRAVE, MAS NÃO DE FORMA IRREVESÍVEL. “EM ALGUNS CASOS A PESOA DESENVOLVE UMA CERATITE INTERSTICIAL QUE SÃO MANCHAS ESBRANQUIÇADAS NA CÓRNEA QUE ATRAPALHAM A VISÃO, CAUSADAS PELO ADENOVÍRUS. ESSE PROCESSO INFLAMATÓRIO INTRACORNEANO EMBAÇA A VISÃO E REALMENTE INCOMODA BASTANTE O PACIENTE. PODE DURAR UM OU DOIS MESES, COMO PODE LEVAR ATÉ DOIS ANOS PARA UMA RSOLUÇÃO OU UMA MELHORA COMPLETA.MAS ISSO NÃO OCORRE COM A MAIORIA DOS CASOS”, DIZ.
“OUTRA COMPLICAÇÃO É A PSEUDOMEMBRANA OU MEMBRANA VERDADEIRA DA CONJUNTIVA TARSAL, QUE É A PORÇÃO INTERNA DA PÁLPEBRA, E PRECISA SER REMOVIDA PELO MÉDICO PARA RESOLUÇÃO DO QUADRO,” INFORMA A ESPECIALISTA.
PRVENÇÃO
COMO NÃO É POSSÍVEL SABER QUEM ESTÁ CONTAMINADO PELO VÍRUS ANTES DA MANIFESTAÇÃO, A PREVENÇÃO OCORRE POR MEIOS BÁSICOS DE HIGIENE. FIQUE ATENTO EM ÉPOCAS DE MAIOR INCIDÊNCIA, EVITE LEVAR AS MÃOS AOS OLHOS, LAVE-AS COM MAIS FREQUÊNCIA PRINCIPALMENTE APÓS ENTRAR EM LUGARES PÚBLICOS(SHOPPINGS, ACADEMIAS, CLÍNICAS E TRANSPORTE COLETIVOS).
CASO SAIBA QUE ALGUÉM ESTÁ CONTAMINADO, TOME CUIDADOS EXTAS.
DEPOIS DA CONJUTIVITE…
VOCÊ REALMENTE ESTÁ COM O VÍRUS? ENTÃO É HORA DE REDOBRAR A ATENÇÃO AOS HÁBITOS DE HIGIENE, JÁ QUE O CICLO DURA 15 DIAS EM MÉDIA, E ACORDO COM A GRAVIDADE DE CADA CASO PODE SE ARRASTAR POR MAIS TEMPO.
EVITE OBJETOS DE USO COMUM, SEPARE TOALHAS, TRAVESSEIROS, E TOME CUIDADO AO DEITAR EM SOFÁS OU ALMOFADAS QUE SÃO UTILIZADAS POR OUTRAS PESSOAS. LAVE AS MÃOS E EVITE LEVÁ-LAS AOS OLHOS. TENTE SE ISOLAR DE AMBIENTES QUE POSSUAM MUITA GENTE, SE AUSENTE DO TRABALHO E A ESCOLA. PERMANEÇA A MAIOR PARTE DO TEMPO EM LUGARES AREJADOS COM VENTILAÇÃO NATURAL. EVITE AGRUPAMENTOS EM AMBIENTES FECHADOS COM AR-CONDICIONADO.
VALE USAR O ÁLCOOL 70% PARA MELHOR DESINFECÇÃO DAS MÃOS. FAÇA COMPRESSAS DE ÁGUA GELADA. LUBRIFIQUE OS OLHOS SEMPRE QUE POSSÍVEL COM LÁGRIMA ARTIFICIAL E SE O PROCESSO INFLAMATÓRIO FOR MUITO ACENTUADO, UM MÉDICO OFTALMOLOGISTA DEVERÁ SER CONSULTADO.
CONJUTIVITE – EVITE
- COÇAR OS OLHOS;
- NADAR EM PISCINAS PÚBLICAS;
- DIVIDIR LENÇÓIS, TRAVESSEIROS E TOALHAS;
- USAR MAQUIAGEM DE OUTRA PESSOA OU EMPRESTAR A SUA;
- PERMANECER EM AMBIENTES FECHADOS, QUENTES E ÚMIDOS.
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde
Extraído do semanal A Tribuna Sudoeste – Edição 2211 – Ano 42 – Capão Bonito, 20 de Março de 2011.