Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O ELEMENTO QUÍMICO TÁLIO

O ELEMENTO QUÍMICO TÁLIO


Hoje vou falar um pouco sobre o elemento químico Tálio, por não ser assim tão lembrado, e de suas peculariedades. 

O elemento químico Tálio pertence ao grupo 13 (III A), chamado grupo do Boro: Boro (B), Alumínio (Al), Gálio (Ga), Índio (In) e Tálio (Tl).


Nome:
 Tálio
Símbolo
Tl
Nº Atômico
81
Peso Atômico
204,383
Densidade e Dureza
11850 kg/m³
1,2
Configuração Eletrônica
(Xe) 4f14 5d10 6s2 6p1
Estado da matéria
Sólido
Ponto de Fusão
304ºC
Prótons
81
Eletrons
81



Considerando que os demais elementos químicos foram descobertos há mais tempo, o Tálio é relativamente novo. Foi descoberto em 1861 pelo químico e físico inglês William Crookes, através do método de espectroscopia (levantamento de dados físico-químicos em que a energia refletida é utilizada em uma amostra). O espectro resultante deste método era de cor verde e parecida com talos (do grego thalos), devido a esse fato o elemento químico descoberto foi chamado de Tálio.
É um metal bem maleável, quando está em temperatura ambiente pode ser encontrado no estado sólido. Possui coloração cinza azulado, parecido visualmente com o chumbo. É encontrado em blenda e em piritas, pode-se obtê-lo ao fundir chumbo e minérios que contenham zinco.

Uma característica muito interessante e perigosa é o seu potencial venenoso. O Tálio, bem como seus compostos, é considerado um dos 5 elementos mais venenosos, ao lado do Mercúrio, Arsênio, Chumbo e Antimônio. Uma dose letal de Tálio é de aproximadamente 800 mg.  Antigamente sua principal aplicação era como agente exterminador de ratos e insetos.

Para saber mais sobre o poder tóxico do Tálio veja a reportagem no link:


Atualmente o Tálio é utilizado em outros setores, e devido à sua supercondutividade, seus compostos são usados para fabricar fotocélulas, na obtenção de radiação gama, além de ser utilizado na fabricação de vidros ópticos, em termômetros de baixa temperatura.
Desde que o Homem aprendeu a transformar todos os materiais que a natureza lhe oferece, isso trouxe benefícios para a Humanidade, o mesmo ocorreu com o Tálio e com outros elementos. Mas mesmo assim devemos ter cuidado ao fazê-lo, pois como o estudo proporcionou todo esse conhecimento, o lado negro do Tálio também foi conhecido. Há suspeitas que o Tálio , bem como seus compostos sejam cancerígenos e como todo elemento químico é necessário um cuidado com à sua exposição .









Fontes de Pesquisa:

  • TÁLIO - disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A1lio, acessado em 26/Out./2010;
  • O PAPEL DO TÁLIO – Portal de Ensino de Ciências, disponível em:
  • TÁLIO – Tabela Periódica Online, disponível em:
Acessado em 26/Out./2010.





2 comentários: