EM UMA ENTREVISTA PARA O SUNDAY EXPRESS, URS BÜHLER SURPREENDEU AO REVELAR SUA PAIXÃO PELAS AVES E A ARTE DA FALCOARIA, SEGUNDO ELE, UM GOSTO HERDADO DE SEU PAI.
CURIOSA, RESOLVI PESQUISAR UM POUQUINHO SOBRE FALCOARIA E DESCOBRI QUE É MAIS QUE UMA ARTE, A PESSOA QUE PRATICA OU PRETENDE PRATICAR PRECISA TER PAIXÃO PELO TEMA.
Considerada por muitos como uma forma de arte, devido ao alto grau de sensibilidade, a falcoaria ou cetraria é uma das mais antigas relações entre homens e animais selvagens. Essa relação é estabelecida pela confiança e respeito adquiridos no convívio diário com a ave, portanto é necessário ter dedicação e empenho como requisitos essenciais para dedicar-se à falcoaria.
Além disso, a pessoa que pretende se dedicar à falcoaria precisa de muito estudo e informação, tais como, técnicas de treinamento, zootecnia, alimentação, a documentação e licença para aquisição de uma ave.
É definida como a arte ancestral de adestrar aves de rapina para a caça, sua origem gera muitas especulações, alguns estudiosos sugerem que a arte milenar surgiu na Ásia Central no período neolítico, porém nos séculos XIII e XVIII que a falcoaria obteve seu ápice.
A falcoaria é tão antiga que há iluminuras medievais (tipo de pintura decorativa utilizada em manuscritos) retratando o tema:
Quem pretende render-se a arte precisa se conscientizar das responsabilidades, tais como preservação e conservação das espécies, onde a reprodução em cativeiro é permitida, para poder utilizá-las em áreas que possam estar em desequilíbrio ambiental e proporcionar um novo povoamento das aves.
A UNESCO reconheceu a falcoaria como patrimônio cultural intangível ou imaterial da humanidade (nessa concepção estão contempladas todas as expressões culturais e tradições preservadas como herança para as gerações futuras).
FONTES DE PESQUISA:
FALCÕES
A ARTE DA FALCOARIA
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FALCOEIROS E PRESERVAÇÃO
HISTÓRIA DA FALCOARIA
DEMONSTRAÇÕES DE FALCOARIA
Bonito e elucidativo post, Claudia.
ResponderExcluirA arte da Falcoaria, em Portugal, remonta ao Rei D.Duarte I, que escreveu uma bela obra sobre a Falcoaria.
O nosso Benfica,no início de cada jogo,apresenta a sua águia ou falcão, emblema do clube, que voa à volta ao estádio e poisa no meio do relvado, em cima do emblema do clube.
O "nosso" Urs tem bom gosto.
Beijinhos e votos de um Natal muito feliz, na companhia dos mais queridos.
É uma tradição belissíma realmente. Nossa, o espetáculo proporcionado antes do jogo do Benfica deve ser emocionante!
ResponderExcluirÓtimo Natal para você e todos os seus familiares!
Abraços