Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

PILHAS E BATERIAS



Pensando em meio ambiente e os impactos causados a ele, pilhas e baterias podem ser consideradas lixo químico e tóxico. Devido ao avanço da tecnologia,
vivemos rodeados de aparelhos movidos a pilhas e baterias.

A pilha é um sistema formado por 2 eletrodos, mas constitui uma unidade. Realiza a conversão em energia química em elétrica, são como geradores químicos de energia. As pilhas são divididas entre pilhas secas e alcalinas. Nas pilhas secas há a adição de vários elementos químicos, tais como o Zinco, Mercúrio, Chumbo, Cádmio, entre outros. É chamada também de pilha ácida.

 As pilhas alcalinas possuem em sua composição uma mistura eletrolítica, pasta de hidróxido de sódio e hidróxido de potássio, que são bons condutores. Elas são mais recomendáveis que as pilhas secas, pois sua durabilidade é maior e consequentemente seu descarte demora mais a acontecer.

Já a bateria é formada por um conjunto de pilhas ligadas em série, atualmente as mais usadas são as recarregáveis, possui em sua composição níquel-cádmio.

Os compostos existentes em pilhas e baterias tais como Mercúrio e Cádmio são extremamente prejudiciais aos seres vivos e ao meio ambiente, seus efeitos são cumulativos. O mercúrio provoca no organismo distúrbios  no sistema nervoso, além de apresentar problemas nos pulmões, irritação nos olhos entre outros. O Cádmio acumula-se nos rins, fígado, ossos comprometendo esses órgãos de forma nociva.
Há métodos de reciclagem que utilizam três processos diferentes: tratamentos dos minérios, hidrometalurgia e pirometalurgia, além de processos específicos.
Para realizarmos o descarte e a fabricação de pilhas e baterias de forma adequada, há a necessidade de consultar o CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente). Alguns cuidados básicos que devemos ter ao descartamos as pilhas e baterias são o de separar do resto do lixo comum, utilizando a coleta seletiva, em recipientes fechados e principalmente, encaminhar as empresas especializadas e fabricantes que disponibilizam o serviço.

Há uma empresa em Suzano-SP que recicla pilhas e baterias e as reutiliza na fabricação de pigmentos e tintas: http://suzaquim.com.br/PilhasBaterias.htm






Acredito que falta ainda muito mais divulgação, mas felizmente está havendo maior conscientização e cabe a nós futuros educadores darmos prosseguimento a esse processo longo, com os recursos disponíveis para fazer os esclarecimentos necessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário