Pesquisar este blog

Carregando...

sábado, 19 de maio de 2012

PALESTRA EM CAPÃO BONITO: COMBATE À PEDOFILIA

COMO O DIA 18 DE MAIO FOI O DIA DE COMBATE AO ABUSO SEXUAL INFANTIL, VOU POSTAR UMA REPORTAGEM QUE O JORNAL O EXPRESSO AQUI DE CAPÃO BONITO VEICULOU, POIS ACHO OPORTUNO.
DEVEMOS TODOS FICAR ATENTOS A POSSÍVEIS CASOS QUE PODEM ESTAR OCORRENDO PRÓXIMOS A NÓS. BASTA TER UM OLHAR MAIS SENSÍVEL. ESSE CRIME SEMPRE COSTUMA DEIXAR SEQUELAS EM UM SER HUMANO, E O SER HUMANO É COMO UMA CONSTRUÇÃO, SENDO QUE E A CRIANÇA É O ALICERCE.

COMO IDENTIFICAR UM PEDÓFILO:
http://www.turminha.mpf.gov.br/direitos-das-criancas/18-de-maio/como-identificar-o-pedofilo 


http://noticias.r7.com/cidades/noticias/especialistas-dao-dicas-de-comoidentificar-vitimas-de-pedofilia-20100114.html





O ARTIGO DO JORNAL NA ÍNTEGRA:


O CONSELHO TUTELAR E O CREAS (CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL) DE CAPÃO BONITO PROMOVERÃO NO PRÓXIMO DIA 25 DE MAIO DE 2012 UMA PALESTRA COM A SARGENTO TÂNIA MARIA ABRÃO GUERREIRO, DE CURITIBA, QUE ABORDARÁ O TEMA "COMBATE À PEDOFILIA".


A PALESTRA ACONTECERÁ ÀS 19:00 HORAS NA ESCOLA MUNICIPAL "OSCAR KURTZ CAMARGO".
SEGUNDO O CONSELHO TUTELAR, O TEMA MUITAS VEZES PASSA DESPERCEBIDO AOS OLHOS DOS PAIS, EDUCADORES, AUTORIDADES E DOS DEMAIS ORGÃOS QUE TÊM POR PAPEL FAZER CUMPRIR A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA, E POR MUITAS VEZES, O ASSUNTO É ESTRANGULADO PELO SILÊNCIO, PELO MEDO DE PEDIR AJUDA E PELA FALTA DE INFORMAÇÕES A QUEM RECORRER.


O OBJETIVO DA PALESTRA É CONSCIENTIZAR O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS POSSÍVEL SOBRE O ASSUNTO E DEFINIR ESTRATÉGIAS DE COMBATE.
AVINDA DE TÃNIA GUERREIRO A CAPÃO BONITO PELA SEGUNDA VEZ SERÁ POSSÍVEL PELA PARCERIA ENTRE O CONSELHO TUTELAR ENTRE O CONSELHO TUTELAR, CREAS E A PREFEITURA ATRAVÉS DAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL.
A PALESTRA DEVERÁ ABORDAR A PEDOFILIA EM ITENS SUBDIVIDIDOS, QUE FIGURAM DESDE A IDENTIFICAÇÃO DO PEDÓFILO, O QUE O ATRAI, QUAL A SUA PREFERÊNCIA, COMO O PEDÓFILO AGE, QUAIS OS SINAIS QUE A CRIANÇA APRESENTA PRINCIPALMENTE NO SONO, NA ALIMENTAÇÃO, NO BANHO, NO OLHAR, NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR, SINAIS NAS ROUPAS ÍNTIMAS, TENDÊNCIAS AO USO DE DROGAS E A PROSTITUIÇÃO, ALÉM DE OUTROS SINTOMAS.
TÂNIA GUERREIRO TEM 28 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM PEDOFILIA. ELA TAMBÉM ATUA COMO EDUCADORA SOCIAL NO PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA (PROERD), DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ.
"TRABALHO A 28 ANOS CONTRA ESTE TIPO DE AGRESSÃO. NESSE TEMPO, TIREI VÁRIAS CONCLUSÕES E UMA DELAS É QUE O PEDÓFILO PRECISA FICAR ENCARCERADO. NÃO EXISTE UM CASO CONHECIDO DE UMA PESSOA QUE COMETEU O CRIME, FOI PRESO, SOLTO E DEPOIS NÃO SE TORNOU REINCIDENTE. TODOS ACABAM VOLTANDO A PRATICAR O CRIME", DESTACA A PALESTRANTE.
"HÁ REGISTROS DE CASOS DE PEDOFILIA EM CAPÃO BONITO. NO ENTANTO, MUITOS AINDA NÃO SÃO IDENTIFICADOS, PRINCIPALMENTE POR MEDO, OU OMISSÃO. A PALESTRA DE TÂNIA GUERREIRO DEVE CONTRIBUIR PARA IDENTIFICAR ESSES CASOS, ALÉM DE TRAZER INFORMAÇÕES DE COMO EVITAR E PARA ONDE ENCAMINHAR AS VÍTIMAS", COMPLETA O CONSELHEIRO TUTELAR NILTON COSME.
O CONSELHO TUTELAR E O CRAS TAMBÉM DESTACAM A IMPORTÂNCIA DA DENÚNCIA.

SEGUNDO OS ORGÃOS, ESTE É O CRIME MENOS DENUNCIADO NO MUNDO.

TRABALHOS REALIZADOS  NA INTERPOL MOSTRAM QUE O PROBLEMA PODE SER ENCOBERTO PELA CONFIANÇA, ATÉ MESMO DENTRO DAS RESIDÊNCIAS. ESTUDOS APONTAM QUE 67% DOS PEDÓFILOS SÃO PADRASTOS E 20% SÃO OS PRÓPRIOS PAIS.

18 DE MAIO: DIA DO COMBATE AO ABUSO SEXUAL INFANTIL

NO DIA 18 DE MAIO FOI O DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS, E MOBILIZAÇÕES E CAMPANHAS SÃO FEITAS EM TODO O PAÍS.
A BANDEIRA VEM SENDO LEVANTADA NÃO APENAS PELO PODER PÚBLICO, MAS TAMBÉM PELA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA . UMA PROVA DISSO FOI A APROVAÇÃO DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE QUE VISA AMPARÁ-LOS.
UMA PESQUISA REALIZADA NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS (HC) DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) REVELA QUE O COMBATE E A PREVENÇÃO DE ABUSOS SEXUAIS A CRIANÇAS PRECISAM SER FEITOS, PRINCIPALMENTE DENTRO DE CASA.
SEGUNDO O ESTUDO,QUATRO DE CADA DEZ VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL FORAM AGREDIDAS PELO PRÓPRIO PAI E TÊS PELO PADRASTO.
O SERVIÇO TELEFÔNICO DISQUE 100, MANTIDO PELA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, REGISTROU, ENTRE MARÇO DE 2003 E MARÇO DE 2011, 52 MIL DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL (ABUSO E EXPLORAÇÃO COMERCIAL) CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE TODO O PAÍS. OITO EM CADA DEZ VÍTIMAS SÃO MENINAS.
O SERVIÇO FUNCIONA 24 HORAS E NOS SETE DIAS DA SEMANA.
DE JANEIRO A MARÇO DESTE ANO, O DISQUE 100 CONTABILIZA 4.205 REGISTROS DE VIOLÊNCIA SEXUAL.








Fonte: Jornal "O EXPRESSO" - Ano XXI - Capão Bonito - Sábado, 19 de Maio de 2012- nº 1062 - pág. A/6


Créditos da imagem:
http://xnetgames-noticias.blogspot.com.br/2010/06/campanha-nacional-de-combate-pedofilia.html 

2 comentários:

  1. Felicito-a por abordar tão oportuna e corajosamente este tema da pedofilia, flagelo social dos nossos tempos. Tudo quanto se possa divulgar e denunciar é mais do que necessário. Aqui em Portugal infelizmente não somos exceção à regra. Basta ler e ouvir a comunicação social.
    Parabéns,Claudia.
    Abraço amigo.

    ResponderExcluir
  2. Querida Maria Haydée, infelizmente esse assunto é recorrente aqui no Brasil, mas pouco abordado em campanhas,se a população ficar informada adequadamente acredito que muitas crianças que sofrem em silêncio, vão ser ajudadas.
    Abraço aqui do Brasil!

    ResponderExcluir