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sábado, 16 de fevereiro de 2013

FORMAS DE ABORDAGENS DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E DROGAS NO ENSINO MÉDIO


OS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, POSSUEM UMA IMPORTANTE FUNÇÃO NA EDUCAÇÃO PREVENTIVA DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E DROGAS, QUE NECESSITA SER DIRECIONADA AOS JOVENS.


NESTE POST UM RESUMO DE ALGUMAS ABORDAGENS SOBRE DST (DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS) E ABUSO DE DROGAS.











Os jovens, por ser em grande parte os maiores afetados por drogas, AIDS e doenças sexualmente transmissíveis, são pessoas que ainda estão desenvolvendo sua personalidade e são muito suscetíveis a novas abordagens. Devido a esse fato é que a escola procura através de iniciativas pedagógicas e uma educação preventiva tornar o aluno informado e consciente de suas responsabilidades diante da sociedade, pois a escola ainda é para muitos, o único lugar em que se pode discutir e debater tais assuntos.



Ao abordar os assuntos, primeiramente, o professor deve promover iniciativas com o desenvolvimento de atividades que promovam à saúde, com ações de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e ao uso das drogas, tão freqüente nas escolas.







Eu sugiro um questionário ou entrevistas com os alunos acerca do que eles conhecem sobre drogas, doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, para ter um conhecimento prévio do que os alunos realmente sabem e o que eles desconhecem dos assuntos que a meu ver estão co-relacionados, podendo ser abordados em todas as disciplinas.


Muitas vezes os alunos e os adultos que os cercam não são informados corretamente a respeito, por exemplo, quanto ao uso de preservativos, e são carentes de uma orientação sexual dirigida, o que muitas vezes acarreta em uma gravidez indesejada na adolescência.

Após esse questionário, o professor, junto com a direção da escola, promover palestras educativas, depoimentos de pessoas que já usaram drogas e outras atividades como dinâmicas de grupos e apresentações de músicas voltadas para os temas. Quando fiz um curso técnico, houve em minha escola a semana voltada para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e em uma determinada palestra, foram mostradas várias imagens das conseqüências de diversas doenças e ficamos bastante impressionados. 

Acho que os jovens estão precisando disso, que possam visualizar as conseqüências do uso indevido de drogas, das doenças sexualmente transmissíveis, acredito que são meios e instrumentos necessários para obter uma conscientização, pois a curiosidade sempre vai existir por parte dos jovens.

Após todas as informações veiculadas, o professor poderá realizar um novo questionário e observar as mudanças relacionadas de acordo com os novos conhecimentos adquiridos pelos seus alunos.









Material de apoio:

MARTINS, Barbosa Andréia, SANTA MARIA, Luis Cláudio, AGUIAR, Palermo Monica R. Marques – AS DROGAS NO ENSINO DE QUÍMICA – Química Nova na Escola, disponível em:








Crédito das imagens:







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